Questões de Relacionamento Interpessoal (Atendimento ao Público)

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Acerca do relacionamento com os demais servidores público e autoridades, algumas atitudes devem ser vedadas, avalie as questões abaixo e julgue a ERRADA.

  • A Desviar servidor público para atendimento a interesse particular.
  • B Pleitear, solicitar, provocar, sugerir ou receber qualquer tipo de ajuda financeira, gratificação, prêmio, comissão, doação ou vantagem de qualquer espécie, para si, familiares ou qualquer pessoa, para o cumprimento da sua missão ou para influenciar outro servidor para o mesmo fim.
  • C Prejudicar deliberadamente a reputação de outros servidores ou de cidadãos que deles dependam.
  • D Tratar cuidadosamente os usuários dos serviços aperfeiçoando o processo de comunicação e contato com o público.
  • E O uso do cargo ou função, facilidades, amizades, tempo, posição e influências, para obter qualquer favorecimento, para si ou para outrem.

Acerca de atendimento ao público e relacionamento interpessoal, julgue o item seguinte.


No atendimento a uma pessoa, convém conhecer as razões que a levaram a buscar o atendimento, tais como desejo de obter uma informação ou curiosidade em receber uma resposta. 

  • Certo
  • Errado

Acerca de atendimento ao público e relacionamento interpessoal, julgue o item seguinte. 


Quando servidores interagem com clientes internos, o funcionamento de ser de cada um deles não pode ser afetado, devendo-se manter o chamado comportamento previsto ou esperado. 

  • Certo
  • Errado

Acerca de atendimento ao público e relacionamento interpessoal, julgue o item seguinte. 


Mesmo as organizações públicas devem atentar-se às necessidades dos seus clientes externos, pois estas são dinâmicas e exigem constante esforço evolutivo da administração.

  • Certo
  • Errado

Um bom atendimento ao público e relacionamento interpessoal entre os funcionários de uma repartição dependem de diversos fatores; alguns técnicos e outros, comportamentais. Analise os fatores propostos abaixo:


I – Ética

II – Profissionalismo

III – Empatia

IV - Responsabilidade


A alternativa que traz, de forma CORRETA e completa, todos os fatores que contribuem para uma boa postura de atendimento ao público e tratamento interpessoal é:

  • A Apenas I.
  • B Apenas II e III.
  • C Apenas I e IV.
  • D I, II, III, IV.