Questões de Renascimento Científico, Artístico e Cultural (História)

Limpar Busca

Leonardo Da Vinci foi o curioso mais insistente da história. Perguntava o porquê e o como de tudo o que via. Descobre, anota: quando pode ver, desenha. Copia. Faz a mesma pergunta uma, duas, várias vezes. A curiosidade de Leonardo unia-se a uma energia mental incansável. Chega a ser cansativa a leitura de suas intermináveis anotações. Não se contenta com um sim por resposta. Não deixa nada de lado: preocupa-se, expõe, responde a interlocutores imaginários. De todas as perguntas, a mais insistente é a questão sobre o homem não o homem de espírito, razão e memória como um deus imortal de Alberti, mas o homem como mecanismo. Como anda? E ensina como se desenha um pé de dez maneiras diferentes, cada uma revelando componentes diversos na sua estrutura. Como o coração bombeia o sangue? O que acontece quando o homem espirra ou boceja? Como vive, quando feto, no útero? Por que morre de velhice? Leonardo descobriu um centenário num hospital de Florença, e esperou alegremente que ele morresse para examinar-lhe as veias. Cada pergunta exigia uma dissecação e cada dissecação era desenhada com precisão maravilhosa. (CLARK, Kenneth. Civilização. São Paulo, Martins Fontes, 1980. P. 155.)
Inspirados nas obras da Antiguidade Clássica, os renascentistas começaram a refletir sobre o papel da natureza e dos fenômenos naturais de modo a explicá-lo melhor sob o ponto de vista da razão. Essa e outras mudanças:

  • A Quebravam definitivamente a ideia da intervenção divina tão propagada durante a Idade Média como, por exemplo, no caso da Peste Negra, vista como castigo divino.
  • B Levaram toda a interpretação racional e empírica a rumos tão incontroláveis, que as críticas sobre os documentos e falas da Antiguidade os levou à completa descrença.
  • C Contribuíram para a ascensão de classes sociais menos abastadas, uma vez que o conhecimento, divulgado com uma amplitude nunca antes experimentada, não obedecia a diferenças econômicas.
  • D Na reflexão da realidade em torno do ser humano, deram origem e dinamizaram diversas características, como possíveis formas de governo e os limites entre a religião e o Estado – que se tornaria laico.

A partir dos séculos XV e XVI, tendo como centros irradiadores determinadas regiões europeias, a denominada civilização ocidental se transformou profundamente. Acerca do período conhecido como Idade Moderna e dos primórdios da Idade Contemporânea, julgue o item.

Renascimento cultural, reformas religiosas, surgimento da imprensa e inovações técnicas que possibilitaram as grandes navegações foram alguns dos aspectos fundadores da Idade Moderna, que descortinou uma nova etapa da história ocidental. 

  • Certo
  • Errado

O problema da ocupação e do uso do espaço pelos homens, que tão bem caracterizou o mundo ocidental nos tempos finais da Idade Média e que será utilizado para iniciar este livro, assumiu dimensões planetárias quando os europeus, barrados nas rotas tradicionais do Mediterrâneo fechadas pelos turcos, avançaram pelos espaços atlânticos. Esse largo movimento representa um dos principais sentidos do Renascimento, pois foi por meios de viagens da expansão e da conquista que o velho continente saltou de suas fronteiras para promover o nascimento da “Europa fora da Europa” - na feliz imagem do historiador Jean Delumeau.

(MICELI, Paulo. História Moderna. São Paulo, Contexto, 2013, p. 11.)


A citação acima fala do considerado início da Idade Moderna em que as transformações socioculturais e científicas marcam toda a Europa e os demais continentes. Nesse sentido, Miceli está se referindo ao (à/às):

  • A Rotas para a Índia.
  • B Grandes Navegações.
  • C Descoberta das Américas.
  • D Renascimento comercial.

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

Leonardo da Vinci: Leben und Werk. Stuttgart, Zürich: Belser Verlag, 1989, p. 171.


O “Homem Vitruviano” foi desenhado por Leonardo da Vinci (1452-1519) com base em um tratado sobre Arquitetura escrito e ilustrado por Marcus Vitruvius no século I a.C., na Roma Antiga. A obra ganhou versões impressas e traduções nos séculos XV e XVI.


O desenho de Da Vinci expressa propostas do movimento Renascentista ao 

  • A buscar perpetuar obras da Antiguidade Clássica por meio da cópia e da salvaguarda.
  • B censurar os estudos da anatomia humana herdados da Antiguidade Clássica.
  • C retomar a percepção da simetria e das proporções humanas como ideal do Belo.
  • D apoiar-se no legado da Antiguidade greco-romana para reafirmar o teocentrismo.
  • E separar a arte do pensamento humanista e do conhecimento matemático.

Na transição do Feudalismo para o Capitalismo, a Europa foi palco de uma série de movimentos que assinalaram o surgimento da nova sociedade, dentre os quais destacava-se o Renascimento. No que diz respeito ao movimento renascentista, assinale a afirmação verdadeira.

  • A Uma das características do movimento renascentista foi sua inspiração na cultura clássica da antiguidade.
  • B A rica nobreza feudal foi uma das patrocinadoras do movimento renascentista, e esses patrocinadores eram conhecidos como mecenas.
  • C A excelente qualidade das artes plásticas do movimento renascentista devia-se à especialização das técnicas artesanais herdadas da idade média.
  • D A produção dos intelectuais renascentistas valorizou ainda mais o uso do latim como a língua mais usada em suas produções.