Questões de Representação Social (Jornalismo)

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Juarez Bahia, em sua obra "Jornal, História e Técnica" (1990) afirma que o Jornalismo Especializado é uma necessidade social porque "resulta do próprio desenvolvimento das relações em sociedade. É uma técnica de tratamento da notícia que se aperfeiçoa paralelamente à evolução dos meios de produção, das tecnologias industriais e comerciais, das aquisições culturais, das pesquisas e experiências científicas" (BAHIA, 1990, p. 214).
BAHIA, Juarez. Jornal, História e Técnica: as técnicas de jornalismo. 4 ed. São Paulo 2010.
Sobre o conceito de Jornalismo Especializado é correto afirmar que:
  • A O Jornalismo Especializado tem sua origem no final dos anos 1990 e início do século XXI, com o advento da internet e das novas mídias, que trouxe a segmentação dos públicos.
  • B O Jornalismo Especializado reúne a necessidade de uma sociedade fragmentada se reconhecer em diferentes temas e segmentos, além de estratégias comerciais das empresas jornalísticas, que reorganizaram a estrutura dos veículos, buscando abranger vários públicos.
  • C O Jornalismo Especializado não foi influenciado por motivações mercadológicas, pois o interesse público e a estrutura do texto jornalístico se mantiveram os mesmos ao longo do século XX.
  • D O Jornalismo Especializado tem sua origem com o advento do Lide (lead) no Brasil, na década de 1940, e é fortemente influenciado pela Televisão, quando as empresas jornalísticas mantiveram a chamada ¿fase do lide¿, até finais dos anos 1990.
  • E O Jornalismo Especializado é um tipo de jornalismo necessariamente factual que é direcionado para as demandas da sociedade fragmentada, pois os interesses do público são o único fator determinante na construção da notícia.

A pesquisa norte-americana em comunicação, conhecida como Mass Communication Research, pode ser dividida em três grandes grupos. O primeiro grupo analisou a comunicação sob o ponto de vista do suporte. Elaborada por dois engenheiros matemáticos, Shannon e Weaver, a ____________________ tratava sobre o processo comunicativo a partir de uma ótica puramente técnica e quantitativa. O segundo grupo foi a ____________________, cujo principal representante foi Harold Lasswell, considerado pioneiro na criação de uma teoria, de fato, da comunicação. Por fim, o terceiro grupo centrou seus estudos nos efeitos da comunicação e deu origem à chamada ___________________________, que entende a comunicação como um processo que se dá em duas etapas, dos meios para os líderes de opinião e destes para os demais indivíduos.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do trecho acima.

  • A Teoria da Informação – Corrente Funcionalista – Teoria dos Efeitos Limitados
  • B Corrente Funcionalista – Teoria dos Efeitos Diretos e Imediatos – Teoria da Informação
  • C Escola de Chicago – Interação Simbólica – Estrutura da Mediação Comunicativa
  • D Teoria da Informação – Corrente Funcionalista – Teoria Hipodérmica
  • E Corrente Funcionalista – Teoria Hipodérmica – Teoria Matemática

Cada indivíduo ou empresa extrai, por meio das redes sociais a que pertence, seu capital social, que é composto por valores procedentes das relações e das percepções construídas. Um dos valores mais importantes nesse universo, decorrente da presença do indivíduo na rede social, é a

  • A relevância.
  • B popularidade.
  • C visibilidade.
  • D reputação.
  • E autoridade.
As correntes teóricas de comunicação no início do século XX, entre as décadas de 20 e de 60, conhecidas como Mass Communication Research,foram influenciadas fortemente pela teoria matemática com a teoria da informação, pela sociologia e pela psicologia, com atenção especial para o paradigma dos efeitos, que analisava a influência da mídia sobre o público.
Entre essas teorias,
destaca-se aquela que evidencia que a comunicação é um processo de fluxos em dois níveis: o primeiro vai dos meios de comunicação aos líderes de opinião, stakeholders, e o segundo nível vai dos líderes de opinião ao público.
Esta teoria ficou conhecida como
  • A Teoria da Indústria cultural.
  • B Teoria dos Usos e gratificações.
  • C Teoria Two-step flow of communication.
  • D Teoria Hipodérmica.
A sociedade midiatizada contemporânea aprendeu a lidar com as tecnologias digitais como um sistema complexo que envolve a dualidade entre informação e comunicação, como formas interligadas dos processos de mediação do conhecimento e dos fatos. Neste sentido, pode-se afirmar que
  • A comunicação significa a transmissão de mensagens, por isso é o mesmo que informação, pois quando se trata de comunicação humana o que é relevante é a transmissão de mensagens publicitárias e não as respostas.
  • B o que chamamos de comunicação na atualidade diz respeito somente às tecnologias de informação, isto é, sistemas de informação à distância, como aqueles utilizados pelos celulares e pela internet.
  • C o processo de comunicação pode ser definido por um sistema que compreende o emissor, o canal, o receptor e a mensagem, que se completam no processo de feedback, isto é, no retorno da informação.
  • D a informação é necessariamente um sistema de dados e se transforma em comunicação somente quando interpretada por sistema não humano, ou seja, pelos computadores.