Questões de Representações Sociais, Atitudes, Comportamento, Estereótipos e Preconceitos (Psicologia)

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Dados estatísticos mostram uma maior letalidade de jovens negros no Brasil.

“Dados apresentados desde o primeiro Mapa da Violência no Brasil, de 1998, mostram a mesma realidade dos dias de hoje: o massacre dos jovens negros da periferia... Para o país como um todo, enquanto o número de homicídios de jovens brancos ‘cai 33%, o de jovens negros cresce 23,4%, ampliando ainda mais a brecha histórica pré-existente.’” (WAISELFISZ, 2012 apud GUERRA).


Dentre as premissas para explicar o fenômeno da letalidade juvenil, na perspectiva de análise de sua dimensão subjetiva, apontadas por Guerra (2015), é incorreto afirmar:

  • A O jovem busca afirmar o valor da vida verdadeira com suas condutas de risco; a de que visa a recobrir politicamente sua presença na cidade.
  • B Os jovens respondem aos hiatos transgeracionais fazendo de seu sintoma um sintoma social. Assim, em sua experiência de corpo, são atravessados pela busca de sua própria verdade, que se revelaria num modo de saber viver.
  • C Os jovens marcam sua presença na cena da cidade baseada no tripé revolta-vingança-morte, em uma relação de traição, suspeita e descrença na lei jurídica e no Outro social, e assim cumprem uma espécie de destino social marcado pelo que eles cunharam como os três “Cs”: cadeia, caixão ou cadeira de rodas.
  • D O jovem marca sua presença social com a afirmação de sua autoestima por meio do trabalho, ainda que com baixa remuneração, implicando-se em suas escolhas de vida e se responsabilizando pelos seus atos.

As transformações da ação provenientes do início da socialização não têm importância apenas para a inteligência e para o pensamento, mas repercutem também na vida afetiva. Em toda conduta, as motivações e o dinamismo energético provêm da afetividade, enquanto as técnicas e o ajustamento dos meios empregados constituem o aspecto cognitivo. Com relação as regularizações de interesses e valores, ligadas ao pensamento intuitivo em geral, assinale a alternativa CORRETA.

  • A Todas as realidades de expressões adquirem valor para o sujeito na medida de suas necessidades, estas dependendo do equilíbrio mental momentâneo e das novas incorporações necessárias ao seu reforço.
  • B Aos interesses ou valores relativos à atividade do outro, estão ligados os sentimentos coletivos: "sentimentos de inferioridade ou superioridade".
  • C O interesse apresenta-se sob dois aspectos distintos. De um lado, regulador de energia; e do outro, o interesse implica um sistema de valores.
  • D Com o desenvolvimento do pensamento intuitivo, os interesses se multiplicam e se diferenciam, dando lugar a uma dissociação progressiva entre os mecanismos energéticos, que o interesse implica, e os próprios valores que este produz.
  • E O interesse começa com a vida psíquica e desempenha papel essencial no desenvolvimento da inteligência cognitiva.

Em 2017, o Conselho Federal de Psicologia (CFP) lançou o documento “Relações Raciais: Referências Técnicas para a Prática da/o Psicóloga/o”, a fim de contribuir com a superação do racismo, do preconceito e das diferentes formas de discriminação, bem como de fomentar um diálogo direto com a própria categoria profissional acerca das contribuições teóricas da Psicologia nas relações raciais, da formação, dos desafios, das propostas e dos caminhos possíveis. Diante disso, a/o psicóloga/o ao atuar na oferta de cuidado à saúde da população negra deve seguir o que preconiza a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra. Dessa forma, dentre as diretrizes para a atuação em saúde com a população negra estão, EXCETO:

  • A Inclusão dos temas Racismo e Saúde da População Negra nos processos de formação e educação permanente dos trabalhadores da saúde e no exercício do controle social na saúde.
  • B Ampliação e fortalecimento da participação do Movimento Social Negro nas instâncias de controle social das políticas de saúde, em consonância com os princípios da gestão participativa do SUS, adotados no Pacto pela Saúde.
  • C Desenvolvimento de processos de informação, de comunicação e de educação, que construam estigmas e preconceitos, fortaleçam uma identidade negra positiva e contribuam para a redução das vulnerabilidades.
  • D Incentivo à produção do conhecimento científico e tecnológico em saúde da população negra.
  • E Promoção do reconhecimento dos saberes e práticas populares de saúde, incluindo aqueles preservados pelas religiões de matrizes africanas.

Para planejar um novo modelo de sociedade, é preciso refletir sobre a dimensão subjetiva da realidade presente, como, por exemplo, sobre a experiência de reconhecer, afirmar e atender direitos sociais. A questão dos direitos sociais deve ser reivindicada, considerando-se:

  • A as perspectivas neoliberais
  • B as matrizes epistemológicas do movimento eugênico
  • C os teóricos que fundamentam a cristalização em um único conhecimento
  • D os quilombolas, os povos indígenas, os povos originários e os povos negros

O conceito de articulação tem sido fortalecido nos estudos que pretendem combater as diversas formas de desigualdade social, como as de gênero, raça /cor, o que pode ser útil para a compreensão desse fenômeno e para a prática profissional do psicólogo. Tal conceito entende que

  • A as questões relacionadas às desigualdades sociais só podem ser analisadas a partir da visão sistêmica das condições sociais que as originaram.
  • B gênero, raça e classe devem ser analisados como recursos que oferecem oportunidades de ação, e não simplesmente tomados como formas limitantes dos marcadores de identidade.
  • C fatores biológicos, históricos e sociais devem ser articulados para uma abordagem compreensiva das formas de opressão patriarcais e supremacistas brancas.
  • D violência de gênero, de raça e de cor devem ser entendidas à luz das formas de opressão específicas de cada tipo e suas respectivas origens.
  • E há eixos de poder estabelecidos pelo patriarcado, pelo racismo e pela luta de classes, cujo cruzamento define as múltiplas opressões a que uma pessoa estará submetida, seja qual for seu gênero, raça ou classe.