Questões de Responsabilidade Social Corporativa (Marketing)

Limpar Busca

A utilização da logística reversa para o marketing proporciona muitos benefícios às empresas: maior proteção ao meio ambiente, alinhamento com as expectativas dos consumidores preocupados com questões ambientais e menor custo de retorno de materiais ao ciclo produtivo. A padronização e o mapeamento de processos, e a criação de relações colaborativas entre clientes e fornecedores permitem melhores resultados em momentos de escassez de matéria-prima nova.

Considerando o texto apresentado, os aspectos ambientais e a logística reversa, avalie as afirmações a seguir.
I. A logística reversa estuda o fluxo de produtos, materiais ou embalagens, desde o usuário final do processo original da venda até um novo ponto de consumo ou reaproveitamento.
II. Por ser parte da distribuição das empresas, a logística reversa está inserida no “P” de produto dos quatro P’s do marketing.

III. Os resultados oriundos da logística reversa podem ser mensurados tanto qualitativamente como quantitativamente, podendo apontar, inclusive, um aumento no valor da marca (brand equity) da empresa.


É correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B II, apenas.
  • C I e III, apenas.
  • D II e III, apenas.
  • E I, II e III.

Entende-se por ruído qualquer fonte de erro, distúrbio ou deformação da fidelidade na comunicação de uma mensagem, seja ela sonora, seja visual, seja escrita. Assinale a alternativa abaixo que indica uma estratégia de comunicação empresarial que pode se tornar uma em ferramenta para o sucesso organizacional.

  • A Tornar assimétricos o marketing institucional e o marketing comercial.
  • B Investir maciçamente em tecnologias emergentes.
  • C Criar uma linguagem eventual e diversificada.
  • D Planejar a comunicação de maneira antagônica e segregada.
  • E Ajustar os programas de marketing social ao contexto sócio político.

Acerca do marketing, processo administrativo e social mediante o qual as pessoas e as organizações obtêm o que precisam e desejam por meio de criação e troca de valor, julgue o seguinte item.


A logística é uma subdivisão do elemento produto no composto de marketing.

  • Certo
  • Errado

Acerca do marketing, processo administrativo e social mediante o qual as pessoas e as organizações obtêm o que precisam e desejam por meio de criação e troca de valor, julgue o seguinte item.


As quatro variáveis do composto de marketing são produto, serviço, financeiro e promoção. 

  • Certo
  • Errado

Acerca do marketing, processo administrativo e social mediante o qual as pessoas e as organizações obtêm o que precisam e desejam por meio de criação e troca de valor, julgue o seguinte item.


Por motivos éticos, evita-se utilizar estratégias de marketing nas atividades religiosas. 

  • Certo
  • Errado