Questões de Responsabilidade Social e Governança Corporativa (Gestão de Pessoas)

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Os colaboradores de uma organização, também podem ser avaliados em seu desempenho com foco nas perspectivas sociais. Acerca desta temática, analise as assertivas abaixo, identificando-as com V ou F, conforme sejam verdadeiras ou falsas

( ) Podemos considerar as metas de Responsabilidades Sociais e Ambientais na perspectiva de resultado de desempenho de um colaborador.


( ) Uma empresa socialmente responsável pode ser considerada como aquela que incorpora aos seus negócios a relação ética com todos os públicos ao seu redor.


( ) Sob a ótica das perspectivas sociais e relações humanas na organização, a um colaborador é possível ser ético nas relações com o cliente da empresa, enquanto ignora completamente, no dia a dia, as relações com o que chamamos de cliente interno.


( ) O governo pode ser considerado um stakeholder da organização.


A sequência CORRETA, de cima para baixo, é: 

  • A F; V; F; F.
  • B F; V; V; F.
  • C V; F; F; V.
  • D V; V; F; V.

Segundo o Código das Melhores Práticas de Governança Corporativa, os princípios básicos de governança corporativa devem permear, em maior ou menor grau, todas as práticas da organização, e sua adequada adoção resulta em um clima de confiança tanto internamente quanto nas relações com terceiros. São eles: Transparência, Equidade, Prestação de contas e Responsabilidade corporativa.
A alternativa correta que demonstra as características da Responsabilidade Corporativa é:

  • A Os agentes de governança devem prestar contas de sua atuação de modo claro, conciso, compreensível e tempestivo, assumindo integralmente as consequências de seus atos e omissões e atuando com diligência e responsabilidade no âmbito dos seus papéis.
  • B Consiste no desejo de disponibilizar para as partes interessadas as informações que sejam de seu interesse e não apenas aquelas impostas por disposições de leis ou regulamentos.
  • C Não deve restringir-se ao desempenho econômico-financeiro, contemplando também os demais fatores (inclusive intangíveis) que norteiam a ação gerencial e que conduzem à preservação e à otimização do valor da organização.
  • D Caracteriza-se pelo tratamento justo e isonômico de todos os sócios e demais partes interessadas (stakeholders), levando em consideração seus direitos, deveres, necessidades, interesses e expectativas.
  • E Os agentes de governança devem zelar pela viabilidade econômico-financeira das organizações, reduzir as externalidades negativas de seus negócios e suas operações e aumentar as positivas, levando em consideração, no seu modelo de negócios, os diversos capitais (financeiro, manufaturado, intelectual, humano, social, ambiental, reputacional etc.) no curto, médio e longo prazos.

A responsabilidade social relativa à cadeia de valor pode ser implantada nas organizações através de medidas que contemplem os seguintes temas: visão estratégica; governança e gestão; social e meio ambiente. Taís temas geram indicadores e especificações capazes de nortear as organizações. Na visão social, tem-se o seguinte indicador:

  • A código de conduta.
  • B concorrência leal.
  • C educação e conscientização ambiental.
  • D impacto do transporte, logística e distribuição.
  • E apoio ao desenvolvimento de fornecedores.

De acordo com Chiavenato (2022), as organizações não podem se limitar à observância apenas dos processos internos, elas precisam também assumir uma responsabilidade social cada vez maior. É correto afirmar que uma organização socialmente responsável deve desempenhar as seguintes obrigações:
I. Apoiar objetivos sociais em seus processos de planejamento.
II. Adotar programas sociais para a comunidade.
III. Restringir-se ao cumprimento de obrigações previstas em lei.
IV. Oferecer relatórios sobre os progressos na sua responsabilidade social.
É correto o que se afirma em

  • A I, II e III apenas.
  • B I, II e IV apenas.
  • C I, III e IV apenas.
  • D I, II, III e IV.

Praticar a responsabilidade social empresarial (RSE) requer atenção a múltiplas exigências referentes às relações de parceria entre clientes e fornecedores, produção de qualidade, contribuições para o desenvolvimento da comunidade, investimentos em pesquisa tecnológica, preservação do meio ambiente, redução de ações predatórias, participação dos trabalhadores nos resultados organizacionais, qualificação profissional, respeito ao cidadão etc. Ao praticar conduta ética e socialmente responsável, a organização conquista o respeito das pessoas e das comunidades que atinge, envolvendo seus colaboradores e consumidores. A atuação socialmente responsável da empresa depende diretamente do modelo de gestão implementado. Quando o modelo e as diretrizes estratégicas são pautados pela responsabilidade social, as pessoas envolvidas primarão pela ética e ações sociais, visto que o próprio ambiente as conduz nessa direção.
AMORIM, T. N. G. F. Responsabilidade social corporativa. In: ALBUQUERQUE, J. L. (org.) Gestão ambiental e responsabilidade social: conceitos, ferramentas e aplicações. São Paulo: Atlas, 2009 (adaptado).

Com base no texto, é correto afirmar que uma empresa cumpre seu papel social com êxito quando

  • A o respeito pelas pessoas e pelas comunidades antecede a prática empresarial, considerando que a responsabilidade social é uma exigência imposta pelo mercado e pelos fornecedores.
  • B o modelo de gestão for pautado tanto pela responsabilidade social quanto pela atmosfera interna e, assim, contribua para a prevalência de condutas éticas, respeito às pessoas e engajamento dos colaboradores.
  • C a preservação do meio ambiente é atendida por ela, pois é um fator que amplia a sua participação no mercado, considerando que esse é um dos problemas contemporâneos que mais exige atenção das organizações.
  • D a participação dos trabalhadores nos resultados organizacionais reflete o engajamento deles no conjunto dos procedimentos internos, ao primarem pela ética e pelas ações sociais, fortalecendo, assim, a imagem pública da empresa.
  • E a preferência dos consumidores e o engajamento dos colaboradores não são influenciados pelo modelo de gestão implementado pela empresa, que prioriza as múltiplas exigências nas relações que mantém com clientes e fornecedores.