Questões de Responsabilidade Social (Comunicação Social)

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Julgue o item que se segue, referentes a responsabilidade social corporativa e a comunicação de crise.  


A responsabilidade social corporativa, que faz parte das iniciativas de marketing das organizações, deve ser implementada para a promoção da imagem institucional, a partir de discursos que engajem o público-alvo.

  • Certo
  • Errado

Em cada item que se segue, é apresentada uma situação hipotética seguida de uma assertiva a ser julgada sobre marketing institucional.  


O Banco ABC mantém um programa permanente de ações com foco no desenvolvimento e na construção do futuro de crianças de baixa renda. Para isso, investe 1% do resultado líquido anual no apoio a projetos esportivos, exposições e concursos artísticos para o público infanto-juvenil e feiras de ciências em escolas públicas. Nessa situação, o banco faz uma forma de marketing institucional. 

  • Certo
  • Errado

Em cada item que se segue, é apresentada uma situação hipotética seguida de uma assertiva a ser julgada sobre marketing institucional.  


Para comemorar seus 50 anos de existência, a empresa VerdeViva desenvolveu uma campanha que explora a inovação e a preocupação com a sustentabilidade e a responsabilidade social. A campanha consiste em uma série de vídeos publicados em plataforma de streaming, tendo como objetivo convidar os stakeholders a serem, assim como a própria empresa, agentes de transformação do mundo. Nessa situação, a campanha caracteriza uma ação de marketing institucional. 

  • Certo
  • Errado

Da mentalidade de “O público que se dane” (1882) ao surgimento de um campo teórico e prático denominado Comunicação Pública (2002), a atuação das assessorias de imprensa muito se diversificou em relação à busca de resultados. Considerando esse contexto, assinale a opção correta.

  • A Ações mercadológicas entram no composto da comunicação pública quando parte do lucro tem destinação benemérita.
  • B Desde os seus primórdios, as atividades dos assessores de imprensa e de relações públicas têm sido exercidas simultaneamente, por tradição e sem óbices corporativos.
  • C O que caracteriza as assessorias de imprensa em comunicação pública não está na origem estatal ou privada do financiamento, mas no apoio à cidadania.
  • D A publicidade legal, ou seja, de leis, decretos e atos administrativos não faz parte do campo da comunicação pública por não se inserir na esfera pública política.
  • E Assessorias de imprensa com fins lucrativos pertencem naturalmente ao terceiro setor, daí não fazerem parte da comunicação pública.