Questões de Resultado Nominal e Primário (Contabilidade Pública)

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De acordo com o Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, o Plano de Contas Aplicado ao Setor Público (PCASP) está segregado em oito grandes classes, sendo as contas contábeis classificadas segundo a natureza das informações que evidenciam. Sendo assim, assinale a alternativa que apresenta a classe de contas que não está representada no PCASP.

  • A Controles da Aprovação do Planejamento e Orçamento
  • B Controles Credores
  • C Variações Patrimoniais Diminutivas
  • D Controle dos Indicadores de Resultado Primário e Nominal

A Lei de Diretrizes Orçamentárias fixa a meta de resultado primário. O resultado primário do governo federal é representado pela diferença entre as receitas primárias e as despesas primárias. Qual das alternativas abaixo compõe a receita primária, na apuração do resultado primário no exercício financeiro correspondente, do governo federal?

  • A Receita referente à emissão de títulos.
  • B Receita referente à contratação de operações de crédito por organismos oficiais.
  • C Receita referente a aplicações financeiras da União das privatizações.
  • D Receita referente à amortização de empréstimos concedidos.
  • E Receita referente à cota-parte das compensações financeiras.

Analise a notícia abaixo:

Municípios revertem déficit e elevam resultado dos governos regionais
01/02/2018
Os municípios mudaram o sinal de seu resultado primário agregado e puxaram o avanço do superávit dos governos regionais no ano passado. Segundo dados do Banco Central (BC), os governos regionais contribuíram com superávit conjunto de R$ 7,5 bilhões, acima do resultado positivo de R$ 4,67 bilhões do ano anterior. As prefeituras fecharam 2016 com déficit de R$ 2,12 bilhões, resultado revertido para superávit de R$ 601 milhões no ano passado. (…)

Fonte: https://www.valor.com.br/brasil/5297625/municipiosrevertem-deficit-e-elevam-resultado-dos-governos-regionais

Ao ler a notícia, um prefeito solicitou ao contador a informação sobre onde pode obter o valor do resultado primário do município.

Então, o contador deve informá-lo que esse valor pode ser consultado no:

  • A Quadro geral de detalhamento da despesa, que acompanha o Relatório de Gestão Fiscal.
  • B Demonstrativo de resultado fiscal, que acompanha a Lei de Diretrizes Orçamentárias.
  • C Anexo de riscos fiscais, que acompanha o projeto de Lei Orçamentária Anual.
  • D Demonstrativo dos montantes das dívidas consolidada e mobiliária, que acompanha o Relatório Resumido da Execução Orçamentária.
  • E Demonstrativo de resultado primário, que acompanha o Relatório Resumido da Execução Orçamentária.

Diferentes metodologias para cálculo do resultado do setor público permitem diferentes considerações sobre a performance financeira pública. Assim é que

  • A o resultado nominal é indicador bastante acompanhado atualmente no Brasil, por revelar mais diretamente o nível de esforço original da autoridade fiscal para amortizar a dívida pública.
  • B a Dívida Líquida do Setor Público é utilizada como base para o cálculo do déficit público "abaixo da linha".
  • C uma visão abrangente é dada pelo resultado primário, eis que este incorpora a conta de juros.
  • D a apuração do resultado pelo critério abaixo da linha viabiliza análise das fontes dos desvios, por meio da consideração dos componentes de receitas e de despesas.
  • E a estatística acima da linha permite analisar com facilidade a forma com que o governo financiou seu déficit.

Em relação à programação e execução financeira, analise as afirmativas a seguir:


I. A realização de um “orçamento caixa” permite ao gestor financeiro antecipar providências para garantir que sejam executados, nos prazos pactuados, os pagamentos aos fornecedores, aos credores e aos trabalhadores da instituição, assim como o recolhimento dos encargos sociais e fiscais.

II. A partir do Plano Real, os governos deixaram de contar com o mecanismo de corrosão inflacionária dos créditos orçamentários, de forma que a simples postergação de pagamento era mais que suficiente para promover o ajuste orçamentário.

III. Dentre os instrumentos da programação financeira e orçamentária, a LRF impôs o estabelecimento de metas fiscais que deverão nortear todo o processo de planejamento e de execução das finanças públicas em cada exercício.

IV. Se verificado ao final de um semestre, que a realização de uma despesa poderá não comportar o cumprimento das metas de resultado primário, o empenho poderá ser limitado segundo critérios estabelecidos na Lei Orçamentária.

V. Quando novas estimativas da receita forem necessárias e indicarem na Lei Orçamentária que não será integralmente arrecadada, caberá ajustar a execução orçamentária, mediante limitação do montante da despesa a ser executada, visando a recondução a valores compatíveis com a nova estimativa de arrecadação.


Assinale a alternativa correta:

  • A Somente as afirmativas I, II e IV estão corretas.
  • B Somente as afirmativas I, II e V estão corretas.
  • C Somente as afirmativas I, III e V estão corretas.
  • D Somente as afirmativas III, IV e V estão corretas.
  • E Somente as afirmativas IV e V estão corretas.