Questões de Retardo Mental (Psiquiatria)

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Os transtornos do desenvolvimento intelectual são caracterizados pelo comprometimento das funções cognitivas e comportamentais desde o período de desenvolvimento da infância.
Sobre as deficiências intelectuais, assinale a afirmativa correta. 

  • A Mesmo na classificação limítrofe, existe o impedimento do processo de alfabetização e aprendizado acadêmico logo nos primeiros anos de vida escolar. 
  • B O diagnóstico de deficiência intelectual pode ser realizado a partir dos dois anos de idade, a partir da identificação do atraso nos marcos do desenvolvimento. 
  • C É considerada deficiência intelectual um quociente de inteligência (QI) abaixo de 80 pontos.
  • D O prejuízo nas funções adaptativas não interfere necessariamente na capacidade de o indivíduo ter uma vida independente e autônoma. 
  • E Para estabelecer o diagnóstico, é necessário que haja déficit funcional na vida diária decorrente não só do comprometimento da inteligência, mas também do comportamento e das relações interpessoais. 

Em relação aos diagnósticos diferenciais dos transtornos do neurodesenvolvimento dentro da psiquiatria da infância e adolescência, segundo o DSM-5, é correto o que se afirma em:  

  • A Mutismo seletivo. No mutismo seletivo, o desenvolvimento precoce sempre é acometido. A criança afetada raramente exibe habilidades comunicacionais apropriadas em alguns contextos e locais. Mesmo nos contextos em que a criança é muda, a reciprocidade social se mostra prejudicada e estão presentes padrões de comportamento restritivos ou repetitivos.  
  • B Síndrome de Rett. Uma ruptura da interação social pode ser observada durante a fase regressiva da síndrome de Rett (em geral, entre 1 e 4 anos de idade); assim, uma proporção substancial das meninas afetadas pode ter uma apresentação que preenche critérios diagnósticos para transtorno do espectro autista. Depois desse período, no entanto, a maioria dos indivíduos com síndrome de Rett melhora as habilidades de comunicação social, e as características autistas não são mais grande foco de preocupação.
  • C Transtornos da linguagem e transtorno da comunicação social (pragmática). Em algumas formas de transtorno da linguagem, pode haver problemas de comunicação e amplas dificuldades sociais secundárias. O transtorno específico da linguagem costuma estar associado a comunicação não verbal anormal e à presença de padrões restritos e repetitivos de comportamento, interesses ou atividades.  
  • D Deficiência intelectual (transtorno do desenvolvimento intelectual) sem transtorno do espectro autista. É relativamente fácil diferenciar deficiência intelectual sem transtorno do espectro autista de transtorno do espectro autista em crianças muito jovens. Indivíduos com deficiência intelectual que desenvolveram habilidades linguísticas e simbólicas representam um desafio para o diagnóstico diferencial, uma vez que comportamentos repetitivos frequentemente também ocorrem em tais indivíduos. Um diagnóstico de transtorno do espectro autista em uma pessoa com deficiência intelectual é adequado quando a comunicação e a interação sociais não estão significativamente prejudicadas em relação ao nível de desenvolvimento de suas habilidades não verbais (p. ex., habilidades motoras finas, solução de problemas não verbais). Diferentemente, a deficiência intelectual é o diagnóstico apropriado quando há discrepância aparente entre o nível das habilidades de comunicação social e outras habilidades intelectuais.  
  • E Transtorno do movimento estereotipado. Estereotipias motoras não fazem parte das características diagnósticas do transtorno do espectro autista, de modo que um diagnóstico adicional de transtorno do movimento estereotipado deve ser feito quando tais comportamentos repetitivos são mais bem explicados pela presença do transtorno do espectro autista. Entretanto, se as estereotipias causam autolesão e se tornam um foco do tratamento deve-se optar por um diagnóstico apenas e priorizar o tratamento. 

Os transtornos do desenvolvimento intelectual são transtornos do desenvolvimento caracterizados pelo comprometimento das funções cognitivas e comportamentais que surgem durante o período de desenvolvimento da infância.
Sobre as deficiências intelectuais, assinale a afirmativa correta.

  • A As pessoas com deficiência intelectual apresentam déficit funcional em suas vidas diárias, seja decorrente do comprometimento da inteligência, mas, também, do comportamento e das relações interpessoais.
  • B O prejuízo nas funções adaptativas em pessoas com deficiência intelectual não interfere necessariamente na capacidade do indivíduo de ter uma vida independente e autônoma.
  • C O diagnóstico de deficiência intelectual pode ser realizado a partir dos dois anos de idade, a partir da identificação do atraso nos marcos do desenvolvimento.
  • D O quociente de inteligência (QI) abaixo de 80 pontos é considerado deficiência intelectual.
  • E A deficiência intelectual, mesmo na classificação limítrofe, costuma impedir o processo de alfabetização e o aprendizado logo nos primeiros anos de vida escolar.
Considere o Manual Diagnóstico e Estatístico de transtornos mentais (DSM) e assinale a alternativa incorreta, sobre situações que compõem suspeita de simulação.
  • A Contexto médico legal de apresentação
  • B Acentuada discrepância entre o sofrimento e/ou a deficiência apontados pelo paciente e os achados objetivos
  • C Cooperação durante a avaliação diagnóstica e aderência ao regime de tratamento prescrito
  • D Presença de um transtorno da personalidade anti-social

Atualmente, o diagnóstico de retardo mental engloba, além da inteligência baixa, os déficits do funcionamento adaptativo. Considerando as características do retardo mental, assinale a alternativa correta

  • A O adulto que experimenta dano neurológico grave pode ser classificado como mentalmente retardado
  • B Síndromes específicas, como a de Down ou a do X frágil, não são classificadas como retardo mental
  • C Início anterior aos vinte e um anos de idade é um critério diagnóstico do DSM-IV-TR
  • D Qualquer diagnóstico psiquiátrico pode ocorrer em combinação com retardo mental
  • E Nem sempre o retardo mental se acompanha de déficit cognitivo