Questões de Revisão de Texto (Comunicação Social)

Limpar Busca

A linguagem referencial é um padrão dominante no jornalismo. Nesse tipo de linguagem, usa-se frequentemente

  • A a narrativa exterior ao emissor.
  • B o verbo na primeira pessoa.
  • C adjetivos testemunhais.
  • D subjetividade narrativa.

A linguagem da publicidade é centrada no receptor e foca um estilo de comunicação apelativa ou conativa. A função apelativa ou conativa é facilmente identificada pois:

  • A A linguagem conativa ou apelativa é restrita a publicidade e dificilmente é encontrada em outros tipos de textos, como discursos e horóscopos e jamais em livros de autoajuda.
  • B Essa linguagem é comumente empregada na publicidade, já que sua principal intenção é informar o destinatário sobre os danos que um produto pode causar.
  • C A linguagem conativa da publicidade dialoga com seu públicoalvo através de uma linguagem uniforme e única, independente do tipo de público que pretende atingir.
  • D Sua linguagem é organizada para influenciar e persuadir o destinatário, fazendo uso de verbos no imperativo, pronomes na segunda pessoa e vocativos.

Zanotti (1999) diz que a produção de títulos de textos informativos deve ser encarada, pelos profissionais da comunicação social, como algo mais nobre do que a simples aplicação de algumas regras básicas, pois ao profissional cabe sintetizar em uma frase a notícia que tem em mãos e que deseja revelar ao seu leitor. Aponte as principais regras básicas para elaboração do título:

  • A Deve conter o “como”, o quando e o “por que” deve despertar o interesse do leitor, anunciar o fato e conter o verbo.
  • B Deve conter termos técnicos; o título costuma sair do lide; o uso do verbo, de preferência na voz ativa e no presente do indicativo.
  • C Recomenda-se o uso de estrangeirismos; deve despertar o interesse do leitor, anunciar o fato e é imprescindível o uso do verbo.
  • D O uso do verbo, de preferência na voz ativa e no presente do indicativo; não use ponto no final ou no meio do título; o título costuma sair do lide; deve despertar o interesse do leitor, anunciar o fato.

A comercialização da imprensa torna o jornalismo mais independente dos laços políticos e transforma a atividade também numa indústria. De acordo com Traquina (2012), o novo jornalismo veio na forma de:

  • A gazeta.
  • B newsletter.
  • C penny press.
  • D acta diurna.
  • E jornal.

No que se refere aos gêneros jornalísticos, julgue o próximo item.


Embora a crônica no jornalismo brasileiro seja geralmente embasada em algum aspecto da realidade, esse gênero permite um relato poético, de feição literária.

  • Certo
  • Errado