A linguagem referencial é um padrão dominante no jornalismo. Nesse tipo de linguagem, usa-se frequentemente
- A a narrativa exterior ao emissor.
- B o verbo na primeira pessoa.
- C adjetivos testemunhais.
- D subjetividade narrativa.
A linguagem referencial é um padrão dominante no jornalismo. Nesse tipo de linguagem, usa-se frequentemente
A linguagem da publicidade é centrada no receptor e foca um estilo de comunicação apelativa ou conativa. A função apelativa ou conativa é facilmente identificada pois:
Zanotti (1999) diz que a produção de títulos de textos informativos deve ser encarada, pelos profissionais da comunicação social, como algo mais nobre do que a simples aplicação de algumas regras básicas, pois ao profissional cabe sintetizar em uma frase a notícia que tem em mãos e que deseja revelar ao seu leitor. Aponte as principais regras básicas para elaboração do título:
A comercialização da imprensa torna o jornalismo mais independente dos laços políticos e transforma a atividade também numa indústria. De acordo com Traquina (2012), o novo jornalismo veio na forma de:
No que se refere aos gêneros jornalísticos, julgue o próximo item.
Embora a crônica no jornalismo brasileiro seja geralmente embasada em algum aspecto da realidade, esse gênero permite um relato poético, de feição literária.