Questões de Segmentação de Público (Comunicação Social)

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A especialização do marketing que envolve a utilização de técnicas de propaganda e venda que permitem atingir o mercado-alvo de forma muito dirigida e obter respostas diretas e mensuráveis denomina-se marketing

  • A esportivo.
  • B sensorial.
  • C de conteúdo.
  • D direto.
  • E de guerrilha.

O público-alvo da comunicação de uma empresa é formado por todos aqueles que compõem seu ambiente mercadológico, ou seja: clientes, distribuidores, fornecedores, colaboradores, acionistas, imprensa, governo e seus diversos escalões, comunidade, academia, igreja, ONGs, organismos internacionais etc. Com eles a empresa tem muito a tornar comum, a compartilhar, já que todo esse público influencia, direta ou indiretamente, suas ações no mercado.

Yanaze, M. H. Gestão de marketing e comunicação: avanços e aplicações. São Paulo: Saraiva, 2011.

Considerando os diferentes públicos de uma empresa, a elaboração de um plano de comunicação pode ser orientada por múltiplos objetivos. Três desses objetivos são:

  • A fidelização, expectativa e recall
  • B atenção, qualificação e avaliação
  • C identificação, interação e destaque
  • D consciência, preferência e satisfação