Questões de Sensoriamento de Mídia (Comunicação Social)

Limpar Busca

A comunicação como um processo de inteligência nas organizações consiste em:

  • A Contratar um bom gestor para a área de comunicação que, utilizando somente o seu feeling, saberá como agir em situações diversas, inclusive com improvisos, quando necessário.
  • B Utilizar ferramentas de pesquisa e avaliação, além de valorizar os chamados ativos intangíveis, tais como a marca, imagem, reputação e o relacionamento com os stakeholders
  • C Enviar o máximo de releases possível e depois monitorar quais foram aproveitados pela mídia.
  • D Fazer uma auditoria de imagem, que significa contabilizar o espaço dado à organização em matérias jornalísticas.
  • E Gerir relacionamentos entre a organização e a mídia, destacando sempre o mesmo profissional para ser a fonte que representa a instituição.

Quando se trata de entender as marcas, os consumidores agora se conectam ativamente entre si, desenvolvendo relacionamentos de pesquisar e defender. Os netizens, em particular, têm conexões bem ativas em fóruns. Consumidores que precisam de mais informações os procurarão e se conectarão com outros que tenham mais conhecimentos e experiência. Dependendo da tendência mostrada durante a conversa, a conexão pode fortalecer ou enfraquecer a atração inicial da marca. KOTLER, P.; KARTAJAYA, H.; SETIAWAN, I. Marketing 4.0. Rio de Janeiro: Sextante, 2017.
O trabalho de gestão de mídias sociais estimula que o público se manifeste favoravelmente à marca. O movimento de fãs comunicando sobre a marca, a ponto de esclarecer às demais pessoas, é denominado de:

  • A tática de grupos prioritários
  • B conteúdo gerado pelo usuário
  • C estratégia de captação dinâmica
  • D comunidade ativa de influenciadores

A pesquisa de opinião é um instrumento valioso para compreender pensamentos e expressões do público que se quer analisar. A comunicação social utiliza-se de métodos de pesquisa qualitativos para compreender a opinião pública e direcionar a melhor forma de se comunicar com essas pessoas.

A esse respeito, julgue os próximos itens.
I Os problemas de pesquisa não se apresentam de forma clara e direta. Para definir o escopo do estudo, é necessário solicitar e receber bem todos os pontos de vistas dos entrevistados sobre o tema em questão.
II Na técnica de coleta de dados, a entrevista pessoal é a de valor mais baixo de todos os métodos, sendo as entrevistas por telefone e as por correio as que mais impactam no orçamento.
III Após se identificar o universo da pesquisa, é preciso decidir se a pesquisa vai englobar a totalidade de seus componentes ou apenas parte desse universo, caracterizando como pesquisa por amostragem.
IV O pré-testes do instrumento de pesquisa visa corrigir possíveis distorções no questionário e deve ser feito com um grupo diferente daquele no qual será aplicada a pesquisa, abrangendo o maior número possível de pessoas.

Estão certos apenas os itens

  • A I e II.
  • B I e III.
  • C II e IV.
  • D III e IV.
  • E II, III e IV.

Auditorias de imagem pesquisam e analisam a reputação de uma organização por meio da sua exposição na mídia e junto à opinião pública, podendo até mesmo ser retroativas, ou seja, de períodos anteriores ao planejamento e às ações de comunicação.

  • Certo
  • Errado

Pesquisas do tipo survey são indicadas quando se pretende observar a opinião de grupos em processos de experimentação, seja de produtos ou serviços, com enfoques híbridos (quantitativo e qualitativo). 

  • Certo
  • Errado