O serviço de referência abrange certo número de atividades e competências com a finalidade de oferecer um tipo de serviço a um determinado público, em geral uma resposta a uma pergunta, prestando o suporte necessário ao usuário na busca do produto “informação”, disponibilizando o melhor conteúdo selecionado a partir de fontes recuperáveis e confiáveis.
Nesse sentido, considere as afirmativas a seguir:
I. No uso do acervo institucional, o bibliotecário deve considerar não o seu volume, mas à sua atualidade e cobertura frente às necessidades de sua comunidade.
II. O bom atendimento do serviço de referência está vinculado à capacidade de armazenamento de informações que a biblioteca possui, o que garante o acesso ao seu conteúdo pelo usuário.
III. Disponibilizar ao usuário os recursos constantes no catálogo bibliográfico institucional, assim como as diversas fontes e repositórios bibliográficos disponíveis, sejam eles físicos ou eletrônicos.
IV. Responder de forma personalizada a um pedido de informação.
V. Fornecer informações em quantidade necessária para atendimento da demanda informacional, pois a quantidade de informação está diretamente ligada à sua qualidade.
Estão CORRETAS apenas as afirmativas:
-
A I, II e IV.
-
B I, II e V.
-
C I, III e IV.
-
D III, IV e V.