Questões de Serviço Social na América Latina (Serviço Social)

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A intensificação das lutas sociais no continente hispânico e na América Latina e suas mediações históricas e geopolíticas provocaram “a erosão do Serviço Social tradicional” na América Latina (NETTO, 1991) e determinaram as bases condensadas pelo Movimento de Reconceituação, em um amplo questionamento da profissão. Os eixos de preocupações fundamentais do Movimento de Reconceituação e que assentam sua unidade podem ser sintetizados nos seguintes pontos, EXCETO:
  • A Nos esforços de reconstrução do próprio Serviço Social, na recusa e crítica ao tradicionalismo, denunciando a sua pretensa neutralidade político-ideológica e debilidade teórica.
  • B Na reestruturação da formação profissional na articulação entre ensino, investigação e prática profissional, evidenciando ser as escolas universitárias o principal lócus da Reconceituação.
  • C Na necessidade de atribuir um estatuto científico ao Serviço Social e na afirmação do compromisso com as lutas dos “oprimidos” pela “transformação social”, em uma explícita politização da ação profissional.
  • D Na busca pela construção de um novo Serviço Social-Trabalho Social latino-americano, enraizado em seus processos sócio-históricos e capaz de decifrar os rumos de sua condição pautada na independência histórica em relação aos países centrais, contextualizando a inserção profissional.

Quanto às condições históricas latino-americanas e a suas relações com a formação profissional do serviço social brasileiro, assinale a alternativa incorreta.

  • A O processo de colonização da América Latina encontra-se na origem histórica da questão social, que, ao adquirir características mais agudas e complexas ao longo da história do continente, impõe desafios ao serviço social nacional desde seu início.
  • B O projeto de serviço social surgiu no Chile, nos anos 1920, e se expandiu na América Latina e no Caribe sob a égide das transformações capitalistas, com forte influência do pensamento europeu. Tal projeto, sob a mediação do Estado e da igreja católica, orientou os profissionais a atuar no sentido da construção de respostas adequadas aos interesses da classe dominante, no controle das relações sociais que subjugam e subalternizam a classe trabalhadora.
  • C A partir dos anos 1970, o projeto de formação profissional passou a apresentar avanços, com clara direção sociopolítica a processos emancipatórios. Nas décadas de 1980 e 1990, o projeto consolidou-se, por meio do alinhamento da profissão com a perspectiva histórica das classes subalternas, ancorado, principalmente, na matriz teórico-metodológica de tradição marxista.
  • D No período contemporâneo, diversos desafios se apresentam, a partir da orientação neoconservadora em âmbito mundial. Nesse contexto, faz-se necessário o fortalecimento do projeto de formação, sob o risco de ocorrerem retrocessos em conquistas teóricas, éticas e políticas que vêm orientando o projeto profissional de ruptura com o conservadorismo nas últimas décadas.
  • E A experiência brasileira com as diretrizes curriculares aprovadas em 1996 indica uma forte incidência sobre o projeto de formação profissional orientado pelo projeto ético-político dos assistentes sociais. O processo de elaboração das diretrizes curriculares foi defendido e realizado pela Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS), sem contar com a sustentação de outras entidades políticas da categoria, como, por exemplo, o Conselho Federal de Serviço Social e a Executiva Nacional de Estudantes de Serviço Social (Enesso).

A respeito da formação profissional dos assistentes sociais no Brasil e na América Latina, assinale a alternativa correta.

  • A Os anos 1940 foram um marco histórico no que se refere ao debate sobre os fundamentos do serviço social no Brasil. A teoria social crítica (de tradição majoritariamente marxista) norteou o projeto acadêmico-profissional da profissão no País desde então, tendo como núcleo a compreensão da história a partir da luta das classes sociais.
  • B A trajetória do serviço social latino-americano é caracterizada pela absoluta carência de críticas teóricas substantivas ao serviço social clássico e a seus principais formuladores e por seus vínculos teóricos e práticos com o conservadorismo. Não obstante esse histórico, percebe-se que, na atualidade, a crítica aos fundamentos do serviço social de caso, do serviço social de grupo e do serviço social de comunidade não se faz necessária, tendo em vista a total superação desses fundamentos na prática profissional.
  • C O nascimento do serviço social no Brasil foi marcado pela interlocução privilegiada com o pensamento social católico e conservador europeu, em estreita aproximação com as concepções estruturais e funcionalistas difundidas nas ciências sociais e humanas norte-americanas, incorporando rudimentos da psicanálise.
  • D A construção coletiva da formação acadêmica no serviço social brasileiro não foi permeada pela defesa da universidade pública, gratuita e de qualidade, nem baseada na realidade regional e nacional ou direcionada aos interesses da coletividade. Assim, as diretrizes curriculares visam à função pública da universidade, priorizando a ampliação do acesso ao ensino em instituições particulares e a modalidade de ensino a distância.
  • E As diretrizes curriculares atualmente vigentes no Brasil definem a capacitação teórico-metodológica e ético-política como formalidade opcional para o exercício das atividades técnico-operativas da profissão.

Analise as assertivas abaixo, extraídas do artigo “A atitude investigativa no trabalho do assistente social, de Cristina Kologeski Fraga” (2010), e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) O Serviço Social atingiu o patamar de “ciência” ao se constituir como uma área de produção de conhecimentos, inserida na grande área de Ciências Sociais Aplicadas.
( ) Historicamente, o Serviço Social foi considerado vocação, habilidade, ocupação, ofício ou, até mesmo, arte.
( ) Atualmente, o Serviço Social é reconhecido como profissão, uma especialização do trabalho coletivo, inscrita na divisão social e técnica do trabalho, de nível superior, regulamentada.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A V – V – F.
  • B V – F – V.
  • C F – F – F.
  • D F – V – V.
  • E F – F – V.
A história do Serviço Social no Brasil é marcada, inicialmente, pela influência da igreja católica. Nos anos de 1920 e 1930, ocorre a institucionalização do Serviço Social como especialização do trabalho, fundamentado no "Serviço Social de Caso". Nas décadas de 1940 e 1950, os profissionais recebem influência de outras correntes teóricas que fundamentam o seu trabalho. Diante desta afirmação, está CORRETO apenas o que se apresenta na alternativa:
  • A Nos anos 1940 e 1950, o Serviço Social brasileiro recebe influência tecnicista advindas de correntes teóricas norte-americanas.
  • B Nos anos 1940 e 1950, é influenciada pelo tecnicismo, a psicanálise e a sociologia Weberiana.
  • C Nos anos 1940 e 1950, como base nas ideias positivista e funcionalista/sistêmica, dá início ao desenvolvimento de uma abordagem individualista, com valorização da técnica e intenção de ajustamento psicológico.
  • D Nos anos 1940 e 1950, há um movimento de renovaçãona profissão que buscava uma ruptura com o conservadorismo. Este movimento se expressa por meio de umareconceituação do Serviço social.
  • E Nos anos 1940 e 1950, o Serviço Social se laiciza e os profissionais ampliam sua atuação para as áreas de pesquisa, administração, planejamento, estabelece interlocução com as ciências sociais e se aproxima dos movimentos "de esquerda", como por exemplo, o sindicalismo classista.