Questões de Sistema de Lubrificação (Mecânica de Autos)

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Quanto ao sistema de lubrificação, julgue os itens que se seguem.


I No sistema de lubrificação, que trabalha a dispersão do óleo pelo motor, haverá uma bomba de óleo.

II O sistema de lubrificação é integrado ao sistema de motor e suspensão. O tempo de duração do motor depende diretamente da manutenção adequada desse sistema.

III O óleo lubrificante também tem como função dispersar parte do calor gerado pelo funcionamento do motor.

IV A lubrificação do motor pode ser por pressão, salpico ou imersão.


Assinale a alternativa correta. 

  • A Apenas os itens I e II estão certos.
  • B Apenas os itens I e III estão certos.
  • C Apenas os itens III e IV estão certos.
  • D Apenas os itens I, III e IV estão certos.
  • E Apenas os itens II, III e IV estão certos.

Fazem parte da mecânica do veículo: o sistema de arrefecimento; o sistema de lubrificação; o sistema elétrico; o sistema de escapamento; e o sistema de rodagem (rodas). Alguns sistemas atuam de forma agregada ao sistema do motor, auxiliando seu funcionamento primário. No que se refere a eles, assinale a alternativa incorreta. 

  • A A recarga fornece a mistura ar + combustível.
  • B A lubrificação diminui o atrito das peças do motor.
  • C O arrefecimento controla a temperatura do motor.
  • D O sistema elétrico possibilita a partida do motor.
  • E A transmissão provê a força do motor para as rodas.

Acerca de noções básicas de mecânica automotiva, julgue o item.


O óleo do tipo SAE 10W40 é mais viscoso do que o óleo SAE 10W50, ou seja, é um óleo mais grosso, que gera maior atrito de movimento. 

  • Certo
  • Errado

Em diversas máquinas, óleos e esferas de aço, ocas ou não, são frequentemente utilizadas com o objetivo de lubrificar engrenagens e rolamentos de máquinas. Sabendo que a densidade de um óleo específico é 700 kg/m3 , qual tipo de esfera de aço, de acordo com a tabela, flutuaria nesse óleo em questão?
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

  • A Tipo A
  • B Tipo B
  • C Tipo C
  • D Tipo D
  • E Tipo E

Operar retroescavadeiras em um local muito íngreme por período prolongados é muito arriscado. O equipamento tem tolerância até 35 graus de inclinação e se for ultrapassado este limite o motor começa a aspirar muito ar. O risco de travar é alto, porque o óleo acumula em apenas um dos lados do motor e não faz a lubrificação correta. E com o motor travado a retroescavadeira corre o risco de:

  • A perder a velocidade.
  • B explodir.
  • C lubrificar.
  • D tombar.
  • E perder combustível.