Questões de Sistemas de organização, navegação e busca (Jornalismo)

Limpar Busca

As pessoas podem adotar diferentes tipos de busca para resolver suas dúvidas, principalmente na hora de uma compra na internet. De acordo com Mousinho (2020), para criar estratégias de conteúdo e SEO, é preciso entender com qual intenção cada pesquisa é feita e, assim, alinhar as consultas dos usuários ao que a sua marca tem a entregar para eles. As definições a seguir estão relacionadas aos tipos de buscas na internet:
____________ busca, a partir de um componente geográfico, dentro de determinada região. Acontece, por exemplo, quando o usuário busca por restaurantes, cinemas, lojas, hotéis, escolas, consultórios, entre outros tipos de estabelecimentos com uma localização física. ____________ buscas que têm cada vez mais se esforçado para entregar resultados específicos como: notícias; institucionais; músicas; buscas acadêmicas; informações pontuais (clima, data etc.); imagens e vídeos. ____________ é uma busca relacionada a uma compra. O usuário pode estar a fim de comprar um produto, encontrar o endereço de uma loja ou comparar preços, por exemplo. ____________ acontece quando o usuário já sabe em qual site deseja navegar e dificilmente mudará seu destino final. ____________ o usuário busca informações sobre algum assunto, produto ou marca. Aqui, ele ainda não sabe muito bem o que quer, o que mostra que ele está no começo da jornada de compra.
Os termos que completam corretamente as lacunas são, respectivamente:

  • A Informacional, Outras buscas, Navegacional, Local e Transacional.
  • B Local, Outras buscas, Transacional, Navegacional e Informacional.
  • C Navegacional, Outras buscas, Transacional, Local e Informacional.
  • D Transacional, Outras buscas, Navegacional, Local e Informacional.

Considere que, na realização de uma pesquisa com um corpus de 30 mensagens corporativas coletadas entre outubro de 2021 e dezembro de 2021, no nível gerencial estratégico de uma empresa financeira, tenham sido definidas as características de orientação empírica vinculada aos fenômenos reais, criação de categorização, elaboração de índices e inferência para realizar interpretações. Nessa situação hipotética, foi utilizado o tipo de metodologia

  • A observação participante.
  • B auditoria de comunicação organizacional.
  • C auditoria de imagem na mídia.
  • D análise de conteúdo.
  • E análise do discurso.
Sobre o uso cada vez mais comum de house organ on-line por organizações, assinale a afirmativa INCORRETA. 
  • A Possui alto custo e grande agilidade.
  • B Pode ser distribuído por meio de correio eletrônico.
  • C É capaz de ser disponibilizado em rede (sites da internet ou intranet).
  • D É possível coexistir com uma publicação impressa, cada um atingindo segmentos específicos do público, ou atendendo finalidades particulares.
Coletar, arquivar e distribuir todo material publicado sobre a instituição assessorada é a principal função do clipping, também conhecido como clipagem ou taxação. São considerados tipos de clipagem:
  • A Pautas frias.
  • B Texto-legenda.
  • C Media training.
  • D Impresso, eletrônico e em tempo real (on-line)

Sobre as atividades de assessoria de comunicação, no complexo contexto informacional no qual são necessárias novas relações com as mídias, analise as afirmativas a seguir.
I. Exigem que quem nela atue seja capaz de definir e implantar estratégias informativas, produzir conteúdo para redes sociais, mensurar resultados, criar sites, blogs e fazer curadoria de conteúdo. II. Exigem que quem nela atue seja capaz de estabelecer relacionamento com influenciadores, produzir áudios e vídeos e criar fluxos de comunicação não apenas com os jornalistas, mas com a sociedade, sem intermediários. III. Exigem que quem nela atue seja capaz de capacitar portavozes, elaborar produtos de comunicação interna, buscando criar ou disseminar uma cultura de comunicação na organização.
Está correto o que se afirma em

  • A I, somente.
  • B I e II, somente.
  • C I e III, somente.
  • D II e III, somente.
  • E I, II e III.