Questões de Social Media (Marketing)

Limpar Busca

A estratégia digital da construtora Z permitiu um resultado muito satisfatório. Mais de 1.500 apartamentos vendidos exclusivamente pela internet, com ticket médio de R$ 350.000,00. Fundamentada na cultura de inovação, essa construtora foi a primeira empresa do segmento (e uma das primeiras no Brasil) a adotar, desde 2002, a internet como um intenso canal de comunicação e vendas, complementar e sinérgico ao marketing tradicional. A empresa apostou na transformação do consumidor, irremediavelmente influenciado pelo advento da internet. Para isso, tem feito uma série de projetos inovadores. Implementou a digitalização da comunicação e da venda: a internet passou a ser vista como ponto de venda. Adequou seu site corporativo para as vendas, implantou atendimento 24 horas, reformulou os modos de atendimento via web, melhorou o layout de navegação e disponibilizou informações sobre os produtos. Além disso, desenvolveu um blog corporativo como canal de contato demostrando a transparência da empresa, investiu em seu posicionamento de buscas e links patrocinados, passou a utilizar mapas como localizadores dos empreendimentos e disponibilizar aplicativos como extensão do site. Consolidou, ainda, sua participação em redes sociais como forma de se aproximar do consumidor. Como fruto desse trabalho, houve grande valorização da marca não apenas com o público consumidor, mas também com a comunidade empresarial.
Disponível em: https://mactreinamentos.files.wordpress.com. Acesso em: 10 jul. 2022 (adaptado).

Considerando o texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.
I. Entre os objetivos de marketing digital da empresa estão melhorar o atendimento aos clientes e realizar transações.
II. Entre as atividades da empresa para atrair os clientes estão os mecanismos de busca e os links patrocinados.
III. O site corporativo da empresa mostrou-se voltado para o B2B (Business to Business).


É correto o que se afirma em

  • A II, apenas.
  • B III, apenas.
  • C I e II, apenas.
  • D I e III, apenas.
  • E I, II e III.

O monitoramento nas redes sociais conta com as chamadas métricas para medir o sucesso ou alcance de uma determinada campanha. Sobre essas variáveis, assinale a alternativa correta.

  • A O ROI mede o quanto de retorno financeiro, vendas, por exemplo, obteve-se com determinada ação. O ROE analisa o valor qualitativo e de longo prazo.
  • B A influência compreende uma análise quantitativa e a visibilidade consiste na lealdade que o público tem com a marca ou organização.
  • C O engajamento mostra a parte numérica da página, número de acessos e tempo de permanência. A visibilidade é relativa aos compartilhamentos e comentários sobre determinada ação.
  • D O ROE mede o quanto de retorno financeiro, vendas, por exemplo, obteve-se com determinada ação. O ROI analisa o valor qualitativo e de longo prazo.
  • E ROI e ROE são sinônimos quando se trata de métricas para redes sociais, ambos medem o lucro de uma marca a partir de uma campanha específica.

Nos tempos atuais, surgiram novas mídias que, se comparadas às tradicionais, oferecem valores mais acessíveis e se mostram mais eficazes no marketing. Acerca desse tema, julgue o item a seguir. 


As taxas de cliques nos anúncios de banner das empresas B2B são menores que as das empresas B2C. 

  • Certo
  • Errado

Com relação à comunicação com o mercado, julgue o seguinte item. 


Como uma das principais ferramentas de relações públicas para a comunicação de mercado, o buzz marketing, ao incentivar os próprios consumidores a divulgarem informações relativas a um produto para seus seguidores, utiliza-se do benefício dos processos comuns às redes sociais. 

  • Certo
  • Errado

Com relação à comunicação com o mercado, julgue o seguinte item. 


O marketing de busca, que é uma atividade do marketing de conteúdo, consiste em fazer com que o conteúdo publicado esteja na primeira página de resultados de parcela significativa de buscas do seu público-alvo. 

  • Certo
  • Errado