Questões de Socialização secundária: educação (Sociologia)

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“As redes sociais podem ser compreendidas como o conjunto dos vínculos sociais entre os indivíduos e as organizações (Scherer-Warren, 2011)”. Nessa trilha, leia as assertivas abaixo que tratam das redes sociais e comunitárias e responda o que se pede:
I. Estudos de redes sociais tratam de relações sociais, da relação entre rede e sociedade e da ação social, visando à transformação da realidade, por intermédio do envolvimento dos atores sociais (sociedade civil e instituições) na participação política.
II. Redes sociais são entendidas como um conjunto de entidades sociais, órgãos do setor público, profissionais independentes, lideranças comunitárias e agentes sociais, que buscam transformar a realidade de determinada comunidade, embora possam não se articular entre si.
III. As redes sociais rompem com o individualismo exacerbado do mundo contemporâneo e coloca-se como ferramenta emancipatória, conscientizando sujeitos historicamente esquecidos, pouco assistidos e injustiçados a reconhecerem e exercerem seus direitos como cidadãos.
IV. A rede é uma estrutura dinâmica e, em consequência disso, ela deve sempre se reconfigurar de acordo com as demandas e mudanças da comunidade.
Marque a alternativa Correta:

  • A I e III estão erradas
  • B II e IV estão certas
  • C III e IV estão erradas
  • D I e IV estão certas
  • E II e III estão erradas

Leia o texto a seguir:
A escola é um lugar institucional de educação para a cidadania, de uma importância cívica fundamental, não como uma antecâmara para a vida em sociedade, mas constituindo os primeiros degraus de uma caminhada, que a família e a comunidade se enquadram. Deve proporcionar a “cultura do outro” como “necessidade de compreensão de singularidades e diferenças”, a responsabilidade pessoal e comunitária, o conhecimento rigoroso e metódico da vida e das coisas e a compreensão de culturas, de nações, do mundo. A escola fornece um horizonte mais amplo no qual a criança ou o jovem inscrevem as suas vidas.
ASSIS, G. J.; LIMA, E. E. Escola, família e sociedade: diferentes espaços na construção da cidadania. Disponível em: https://educere.bruc.com.br. Acesso em: 06 ago., 2020.

A educação como instituição social funciona sociologicamente como um agente de mudanças e de

  • A responsabilização.
  • B nepotismo.
  • C compaixão.
  • D jurisprudência.
  • E comunicação.

Observe a tirinha a seguir:
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas Disponível em: https://brainly.com.br/tarefa/22787233. Acesso em: 24 ago. 2020.
Calvin ironiza o processo educativo, mostrando como ele desempenha um importante papel na conformação dos indivíduos à sociedade, na medida em que há na educação uma

  • A internalização das regras.
  • B exposição da opinião.
  • C crítica à obediência.
  • D ação individual.
  • E dramatização das ordens.

Para o sociólogo francês Pierre Bourdieu, a escola é uma instituição que opera com as desigualdades sociais. Com base na concepção de Bourdieu a respeito da escola, é correto afirmar que

  • A a escola serve, antes de tudo, à crítica da ordem social vigente.
  • B a escola é um espaço de reprodução da visão de mundo e do conhecimento dos pobres.
  • C as desigualdades sociais são bloqueadas a partir do momento em que o estudante adentra o espaço escolar.
  • D os hábitos dos pais, como ler e ir a museus, podem servir de barreiras ao desempenho escolar de estudantes das classes dominantes.
  • E os capitais econômicos e culturais incorporados anteriormente ao ingresso na escola são fatores que influenciam o desempenho do estudante, portanto sua condição de origem importa para seu sucesso escolar.
A perspectiva de um bom futuro para o país passa por discussões educacionais. Sobre esse tema, assinale a alternativa correta.
  • A Segundo os sociólogos Pierre Bourdieu e Jean Claude Passeron, a escola é um dos espaços de reprodução das desigualdes sociais, culturais e econômicas.
  • B É na educação que reside a esperança de uma sociedade mais igualitária e justa. Desde o final do século XVIII, a escola tem o papel social de ensinar todas as classes sociais com o objetivo de combater as desigualdades.
  • C Émile Durkheim, em Educação e sociologia, realiza uma extensa pesquisa histórica sobre a função social da escola. Segundo ele, historicamente, a educação expressa os valores absolutos da sociedade, sendo pouco permeada pelo desenvolvimento científico, político e econômico.
  • D A escola, nas sociedades ocidentais, não pode ser considerada um fato social de acordo com a teoria de Durkheim, pois não atende ao requisito de exterioridade ao indivíduo.
  • E Zygmunt Bauman, em Modernidade e ambivalência, apresenta que a instituição escola, na modernidade, mantém os mesmos valores tradicionais criados em épocas anteriores, devido ao comprometimento no que tange à segurança, à confiança e à estabilidade social.