Questões de Soluções Emergentes (Administração Geral)

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Nos últimos anos, observou-se uma transformação rápida no ecossistema dos negócios de impacto no Brasil e no mundo. Diversos modelos e iniciativas surgiram com o propósito de minimizar um problema social e/ou ambiental por meio de sua atividade principal (seu produto/serviço e/ou sua forma de operação).
Disponível em: https://aliancapeloimpacto.org.br/wp-content/uploads/2020/03/ice-estudo-negocios-de-impacto-2019-web.pdf. Acesso em: 16 jul. 2022 (adaptado).
A respeito dos negócios de impacto, avalie as afirmações a seguir.
I. Os negócios de impacto social são impedidos de obter lucro em suas operações, em virtude de seu caráter filantrópico.
II. As ferramentas tradicionais de gestão podem ser utilizadas no gerenciamento dos negócios de impacto social, apesar de suas diferenças conceituais.
III. Uma outra forma de se referir às empresas de impacto social é o termo startup, conceito fundado para denominar esse tipo de organização.
IV. Os negócios de impacto caracterizam-se como empreendedorismo por necessidade, visto que são criados a partir da necessidade de geração de renda.
V. O ecossistema dos negócios de impacto inclui aceleradoras e incubadoras que atuam com esses modelos de negócios.

É correto apenas o que se afirma em

  • A I e III.
  • B I e IV.
  • C II e III.
  • D II e V.
  • E IV e V.

Além dos resultados econômicos, a dimensão ética da atividade empresarial tornou-se uma das principais preocupações dos gestores. A adoção de uma conduta pautada em princípios morais de respeito ao ambiente e aos valores da comunidade é uma exigência incontornável das sociedades contemporâneas. O impacto social e ambiental das atividades empresariais pode influenciar, inclusive, a competitividade das organizações.
ALMEIDA, F. J. R. Ética e desempenho social das organizações: um modelo teórico de análise dos fatores culturais e contextuais. RAC - Revista de Administração Contemporânea, v. 11, n. 3, p. 105-25, 2007 (adaptado).
De acordo com o texto, os gestores devem

  • A promover ações socioambientais e culturais para obter ganhos de mercado.
  • B ser intolerantes perante os abusos de poder na concorrência entre empresas.
  • C deixar de explorar recursos ambientais, a fim de conformar-se às exigências contemporâneas.
  • D considerar resultados econômicos, ambientais e sociais como relevantes na concorrência entre empresas.
  • E priorizar a preservação do meio ambiente e dos valores da comunidade, em detrimento do desempenho econômico.

A evolução do pensamento administrativo, normalmente apresentado ou reunido em escolas ou abordagens da Administração surgidas no decorrer do tempo, apresentou diferentes concepções acerca do trabalho, do Homem, das organizações. Acerca desse tema, analise as afirmações abaixo.
1) A abordagem sistêmica trouxe importantes avanços à concepção da relação da organização com o ambiente, ratificando a importância do “one best way” na gestão. 2) Na Escola de Relações Humanas, o Homem é um ser passivo. Mudaram os tipos de estímulo, mas há pouca mudança quanto à estrutura organizacional e do trabalho. 3) Segundo McGregor, as causas das disfunções organizacionais não deveriam ser buscadas na natureza humana, mas no próprio estilo de gerência autoritário. 4) Estudos de Burns e Stalker, Chandler, Woodward, Lawrence e Lorsch, entre outros, relacionaram a questão ambiental com a estrutura e o funcionamento da organização. 5) Nos EUA dos anos 70/80, o Fordismo implantou a gerência participativa, evitando a divisão entre concepção e execução do trabalho e implantando os programas de qualidade através dos círculos de qualidade.
Está(ão) correta(s), apenas:

  • A 1, 3 e 4
  • B 2 e 3.
  • C 5.
  • D 2, 3 e 4.
  • E 2.

Acerca de aspectos da estrutura organizacional, analise as afirmativas a seguir.
1) Uma forma popular de organização é fazer com que os funcionários trabalhem no que eles queiram, seja qual for o departamento, de modo que a motivação e o entusiasmo se mantenham elevados. 2) Os comitês interfuncionais e as forças-tarefa, cujos membros são de diferentes departamentos, possuem como vantagem a eficácia na realização das tarefas. 3) As redes virtuais e as formas de projeto organizacional de terceirização tornaram-se populares porque elas oferecem maior flexibilidade e resposta mais rápida em um ambiente de mudança dinâmico. 4) Uma organização típica precisa estruturar suas atividades de trabalho, cargos e departamentos de uma forma que garanta que o trabalho seja realizado e coordenado para atender as metas organizacionais. 5) Manter controle organizacional sobre toda as atividades internas, além de proporcionar maior segurança, tem a vantagem extra de encorajar a flexibilidade.
Está(ão) correta(s), apenas:

  • A 1, 3 e 4.
  • B 3 e 4.
  • C 5.
  • D 2, 3 e 4.
  • E 2 e 5.