Questões de Som (Áudio e Vídeo)

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O espectro audível pelo ser humano vai, em geral, de 20Hz a 20000Hz. Para fins de compreensão técnica, esta extensão é dividida em regiões, às quais são atribuídas as qualidades de som grave, médio e agudo, bem como suas subdivisões.
Qual faixa de frequências que representa os sons graves audíveis pelo ser humano?

  • A 200Hz a 600Hz.
  • B 600Hz a 1000Hz.
  • C 20Hz a 200Hz.
  • D 1kHz a 3kHz.
  • E 44.1kHz a 48kHz.

Na linguagem cinematográfica, que nome é dado a uma música que é ouvida pelos personagens dentro da realidade ficcional onde eles existem? 

  • A Cinética.
  • B Diegética.
  • C Arquetípica.
  • D Retórica.
  • E Metalinguística.
O conceito que nos remete à observação do universo sonoro que nos rodeia é composto pelos diferentes sons de um determinado ambiente e que podem ser sons produzidos pela natureza, pelo corpo humano ou por objetos diversos, ou seja, apesar de nem todos os sons serem musicais, é possível aguçar a sensibilidade e os sentidos da audição, perceber e reconhecer através dos “timbres” os diversos lugares ou certas situações, somente pela sonoridade apresentada. O conceito se refere a:
  • A Audacity.
  • B Trilha sonora.
  • C Som ambiente.
  • D Dolby Surround.
  • E Paisagem sonora.

A representação visual de uma forma de onda do tipo senoidal permite a apreciação de parâmetros como a altura, intensidade e fase de um fenômeno sonoro.  
Considerando-se fatores implicados neste tipo de representação é INCORRETO afirmar:

  • A Quando duas senoides idênticas se superpõem com diferença de fase de 0 graus, uma reforça a amplitude da outra, gerando um som com maior amplitude.
  • B Dois sons de mesma amplitude e frequência podem apresentar diferença de fase.
  • C Quanto menor a distância entre os ciclos de onda completos, mais agudo o som, pois maior é a sua altura (pitch).
  • D Quanto maior a proximidade entre o pico e o vale de uma onda, maior a sua intensidade.
  • E Dois sons de mesma frequência podem apresentar amplitudes de onda diversas.

O livro "A Dimensão Sonora da Linguagem Audiovisual”, de Angel Rodriques (2006), indica que a possibilidade de trabalhar com o som isolado permite aos narradores audiovisuais estabelecer novas associações virtuais entre o som e a imagem que não existem no universo referencial. Esse processo de acusmatização abriu um universo expressivo na comunicação audiovisual. 
Analise os exemplos a seguir:
I - Dublagem de falas no cinema. II - Gravação de sons e música presentes no ambiente acústico da cena. III - Ambientação musical por meio de música inserida na trilha da cena. IV - Inserção de efeitos sonoros na trilha.
É (São) exemplo (s) correto (s) de acusmatização apenas o que se afirma em

  • A I e II.
  • B III.
  • C II.
  • D I, III e IV
  • E I, II e III.