Questões de Técnicas do Pensamento Comunicacional (Relações Públicas)

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A comunicação humana é um processo que envolve a troca de pensamentos, conhecimentos, sensações e ideias. Para aprimorar esse processo, foram aprimoradas técnicas antigas e desenvolvidas técnicas modernas. Acerca desse tema, julgue o item que se segue. 
Criar uma situação onde cada parte atinja a compreensão a partir do ponto de vista do outro é chamado de janela de Johari.

  • Certo
  • Errado

Considere as asserções abaixo:

I. As Relações Públicas, nascidas na primeira quadra do século XX como práticas profissionais e organizacionais, construindo técnicas comunicacionais em processos até então típicos da administração, estão se consolidando no século XXI também como uma área do conhecimento, uma ciência social aplicada.
PORQUE
II. As Relações Públicas têm sido institucionalizadas na academia, tanto para formação de profissionais de nível superior quanto para produzir conhecimento em diálogo com outras áreas da comunicação, como a Publicidade e o Jornalismo, sendo estudadas de forma autônoma à luz de teorias da comunicação para oferecer técnicas e instrumentalização para solução de problemas práticos das organizações.

A respeito dessas asserções, é correto afirmar que:

  • A As asserções I e II são proposições falsas.
  • B As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
  • C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
  • D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
  • E As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Assinale a alternativa que apresenta qual a importância do branding para uma organização.
  • A O branding impacta a percepção dos consumidores nas redes sociais apenas
  • B O branding auxilia a equipe de marketing a vender apenas
  • C O branding não impacta a percepção dos clientes finais
  • D O branding torna uma marca reconhecida apenas regionalmente
  • E O branding torna uma marca conhecida, desejada e positiva na mente dos consumidores

Em Informar não é comunicar, Dominique Wolton destaca que comunicar é mais difícil que informar, pois impõe a questão da relação, ou seja, a questão do outro. Quanto ao conceito de comunicação, é correto afirmar que

  • A diz respeito a seduzir e manipular, estando o controle nas mãos do emissor.
  • B corresponde a um processo massivo, desencadeado, no século passado, por intermédio de meios tecnológicos.
  • C é negociar e conviver, mas nem sempre os resultados são previsíveis.
  • D é transmitir informações e conhecimento a um público previamente determinado.
  • E é formar a opinião de cidadãos por meio de mensagens dirigidas a um receptor passivo.