Questões de Técnicas e Materiais Pictóricos e Escultóricos (Educação Artística)

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Julgue as sentenças abaixo como VERDADEIRAS ou FALSAS.
1.(__)A Educação Artística deve promover exercícios de percepção de mundo possibilitando reflexões sobre a realidade.
2.(__)As obras de arte exploram sensações e emoções que cooperam para a formação integral dos indivíduos.
3.(__)Explorar as múltiplas linguagens da arte auxilia na ampliação das sensibilidades dos educandos.

Após análise, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA dos itens acima, de cima para baixo:

  • A 1.F, 2.V, 3.V.
  • B 1.F, 2.V, 3.F.
  • C 1.V, 2.V, 3.V.
  • D 1.V, 2.V, 3.F.

Na Paraíba, diversas são as obras arquitetônicas, esculturais e murais que embelezam a paisagem. Indique, entre as alternativas abaixo, a que possui apenas obras que se encontram na cidade de Campina Grande e qual o tipo de arte a que pertencem.

  • A Os tropeiros da Borborema – Escultura; Museu de Arte Popular da Paraíba – Arquitetura; e Farra de Bodega – Grafite.
  • B Os pioneiros da Borborema – Mural; Museu de Arte da Paraíba – Arquitetura; e Jackson do Pandeiro e Luiz Gonzaga – Escultura.
  • C Museu de Arte Popular da Paraíba – Arquitetura; Os pioneiros da Borborema – Escultura; e Farra de Bodega – Escultura.
  • D Tropeiros da Borborema – Pintura; Monumento ao Sesquicentenário de Campina Grande – Escultura; e Capitólio – Arquitetura.
  • E Farra de Bodega – Escultura; Monumento ao Sesquicentenário de Campina Grande – Escultura; e Cine São José – Escultura.

Entre as etapas que constituem o processo de restauração de um bem cultural, destaca-se a reintegração cromática. Atualmente, essa intervenção baseia-se em um programa de restauração que respeita conceitos e procedimentos predefinidos e fundamentados em duas premissas: uma a que se refere ao valor histórico da obra de arte, e outra a que se refere ao seu valor estético. De acordo com essas premissas, é INCORRETO afirmar:

  • A As reintegrações cromáticas podem recompor o tecido pictórico, de forma que os traços, os volumes, os desenhos e as formas sejam refeitos, propiciando, aos olhos do observador, a continuidade entre o que foi reintegrado e o tecido pictórico original.
  • B Avaliando-se a extensão das áreas comprometidas e a visibilidade dessas na composição, é preciso considerar o tamanho da lacuna a ser preenchida.
  • C Quando a área a ser repintada ou retocada for muito visível ou se na pintura houver grandes lacunas é necessário recompor a obra, visando ao seu caráter educativo.
  • D Quando na obra houver grandes lacunas, deve-se admitir que a obra está incompleta e limitar a intervenção ao tratamento de consolidação, mimetizando a lacuna por meio de preenchimento por mancha colorida, estudando-se o tom que melhor se adapte à pintura.
  • E Quando não há registros que possam fornecer dados sobre os desenhos, os traços, as cores e as formas originais da obra, é recomendável a permanência da lacuna, utilizando-se uma coloração que se integre à pintura original.

Um pigmento é uma substância que passa o seu efeito de cor a outro material, quer quando misturado a ele, quer quando aplicado como uma camada fina sobre uma superfície. Um pigmento:


I. deve ser um pó macio e de granulometria fina.

II. deve ser insolúvel no médium em que é utilizado.

III. deve resistir à ação da luz solar e mudar de cor, sob condições às quais a pintura em que o pigmento foi aplicado pode geralmente estar exposta.

IV. deve ser quimicamente móvel e não se alterar quando misturado com outros materiais, ou quando exposto à atmosfera.

V. deve ter o grau apropriado de opacidade ou transparência para ajustar-se ao propósito para o qual foi concebido.


É CORRETO o que se afirma em

  • A I e II, apenas.
  • B I, II e V, apenas.
  • C III e IV, apenas.
  • D III, IV e V, apenas.
  • E I, II, III, IV, V.

Em uma escultura, geralmente, as camadas de policromia de um estofamento são constituídas por

  • A encolagem, base de preparação, bolo armênio, folhas metálicas, camadas de cor e verniz.
  • B base de preparação, bolo armênio, folhas metálicas, camadas de cor e verniz.
  • C encolagem, bolo armênio, base de preparação, folhas metálicas, camadas de cor e verniz.
  • D encolagem, base de preparação, folhas metálicas, bolo armênio, camadas de cor e verniz.
  • E encolagem, base de preparação, bolo armênio, camadas de cor e verniz.