Questões de Tecnologias e Marketing (Marketing)

Limpar Busca

A estratégia digital da construtora Z permitiu um resultado muito satisfatório. Mais de 1.500 apartamentos vendidos exclusivamente pela internet, com ticket médio de R$ 350.000,00. Fundamentada na cultura de inovação, essa construtora foi a primeira empresa do segmento (e uma das primeiras no Brasil) a adotar, desde 2002, a internet como um intenso canal de comunicação e vendas, complementar e sinérgico ao marketing tradicional. A empresa apostou na transformação do consumidor, irremediavelmente influenciado pelo advento da internet. Para isso, tem feito uma série de projetos inovadores. Implementou a digitalização da comunicação e da venda: a internet passou a ser vista como ponto de venda. Adequou seu site corporativo para as vendas, implantou atendimento 24 horas, reformulou os modos de atendimento via web, melhorou o layout de navegação e disponibilizou informações sobre os produtos. Além disso, desenvolveu um blog corporativo como canal de contato demostrando a transparência da empresa, investiu em seu posicionamento de buscas e links patrocinados, passou a utilizar mapas como localizadores dos empreendimentos e disponibilizar aplicativos como extensão do site. Consolidou, ainda, sua participação em redes sociais como forma de se aproximar do consumidor. Como fruto desse trabalho, houve grande valorização da marca não apenas com o público consumidor, mas também com a comunidade empresarial.
Disponível em: https://mactreinamentos.files.wordpress.com. Acesso em: 10 jul. 2022 (adaptado).

Considerando o texto apresentado, avalie as afirmações a seguir.
I. Entre os objetivos de marketing digital da empresa estão melhorar o atendimento aos clientes e realizar transações.
II. Entre as atividades da empresa para atrair os clientes estão os mecanismos de busca e os links patrocinados.
III. O site corporativo da empresa mostrou-se voltado para o B2B (Business to Business).


É correto o que se afirma em

  • A II, apenas.
  • B III, apenas.
  • C I e II, apenas.
  • D I e III, apenas.
  • E I, II e III.

No processo de marketing, os 4Ps (produto, preço, praça e promoção) formam o mix de marketing, uma ferramenta que auxilia no planejamento de como os produtos e serviços serão oferecidos aos consumidores. No comércio eletrônico, o mix de marketing chega aos consumidores por meio de seus dispositivos eletrônicos, como computadores, smartphones, tablets e TVs.
Para conhecer melhor os consumidores e levar a eles o mix de marketing mais adequado, no comércio eletrônico, faz-se uso de

  • A layout responsivo, que adapta as características visuais dos sites aos dispositivos utilizados pelos consumidores.
  • B shopping virtual, formado por sites que reúnem várias lojas virtuais atendendo a diversas necessidades de diferentes consumidores.
  • C cookies, que são pequenos arquivos de computador, que registram a navegação dos usuários em diversos sites da internet.
  • D marketing viral, que viabiliza a divulgação de vários tipos de produtos e serviços, funcionando como o marketing boca a boca nas redes sociais virtuais.
  • E banners, que são elementos gráficos exibidos em uma página web, utilizados para propaganda de diferentes produtos e serviços no comércio eletrônico.

A comunicação integrada é a coordenação e integração de todas as ferramentas, vias e fontes de comunicação de marketing de uma empresa em um programa contínuo projetado para maximizar o impacto sobre clientes e outras partes interessadas. As etapas do planejamento estratégico ajudam a reunir todas as atividades da empresa em um esforço consistente. Elas fornecem orientação aos líderes da empresa e a especialistas em marketing enquanto coordenam o pacote geral de comunicação da empresa.

No que concerne à utilização das quatro etapas do processo de planejamento, avalie as afirmações a seguir.
I. Na etapa de planejamento estratégico, pode ser definido o início das ações digitais após o direcionamento de estratégias macro de produtividade e crescimento de receita.
II. A etapa de seleção de canais pode permitir a escolha dos canais adequados à proposta da empresa, levando em consideração seus valores, objetivos e público-alvo.
III. Na etapa de montagem do plano, é estabelecido o plano de marketing em si, definindo-se formato, frequência de uso dos canais e interação entre os diferentes canais escolhidos.
IV. A etapa de desdobramento de metas e métricas é utilizada para estabelecer os parâmetros para avaliação do plano e também as metas de verificação para seu cumprimento.


É correto o que se afirma em

  • A I, apenas.
  • B I e IV, apenas.
  • C II e III, apenas.
  • D II, III e IV, apenas.
  • E I, II, III e IV.
As mudanças no marketing acompanham as mudanças na sociedade. Com isso, novas teorias de marketing surgem para ajudar os profissionais a se adaptarem às novidades. Assim, o marketing 5.0, termo criado por Philip Kotler, surge como uma possibilidade de teoria para entendermos as novas formas de fazer marketing em nosso tempo. Assinale a alternativa que apresenta a melhor definição do termo Marketing 5.0.
  • A Aplicação de tecnologias que mimetizam o comportamento humano para criar, comunicar, entregar e aumentar o valor ao longo da jornada do cliente
  • B Aplicação de pesquisa de mercado constante, testes AB e recursos de monitoramento para melhorar o conjunto de ações comunicacionais de uma organização
  • C Seleção dos ambientes macro e micro de uma organização, gestão de pessoas e aplicação de técnicas de envolvimento e engajamento dos consumidores
  • D Avaliação constante dos recursos profissionais, da gestão de pessoas, das lideranças da organização e dos resultados de ações mercadológicas para melhor atender as necessidades do consumidor
De todas as eras do marketing que já existiram, sem dúvida alguma, a que vivemos atualmente é a que mais rompe com os paradigmas da sociedade. Ela é marcada por forte presença da máquina e da descentralização da produção e compartilhamento da informação. Nesse sentido, a era do marketing 5.0 utiliza-se de novos recursos para atingir objetivos mercadológicos das empresas. Assinale a alternativa que apresenta os recursos mais utilizados nessa era e que tornam possível o marketing 5.0.
  • A Redes sociais, suas métricas e suas ofertas de comunicação
  • B Novos gadgets conectados, como notebooks, smartphones e smart TVs
  • C Armazenamento dos dados na nuvem e as redes sociais com suas métricas e formas de avaliação
  • D IA, PLN, sensores, robótica, RA, RV, IOT e blockchain