Questões de Tecnologias Educacionais (Pedagogia)

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Com o advento da revolução digital, todos os aspectos das sociedades humanas foram transformados. As escolas e os educadores ainda buscam acompanhar as mudanças ocasionadas pelas tecnologias da informação e comunicação (TICs) em suas atividades.
Considerando o modo como as políticas curriculares nacionais tratam a relação entre as TICs e o processo de ensino-aprendizagem, é correto afirmar que elas:

  • A servem como eficientes recursos de lazer, devendo ser empregadas nos horários recreativos;
  • B colocam em risco a atividade pedagógica, e por isso devem ter seu uso vetado no ambiente escolar;
  • C estão fora do âmbito da educação escolar, dado que os nativos digitais já crescem dominando seu manejo;
  • D trazem ferramentas úteis e riscos, e por isso a escola deve formar para sua correta utilização;
  • E solucionam os problemas pedagógicos e devem substituir gradualmente a necessidade do ambiente escolar.

A gamificação é a aplicação de características e elementos da mecânica dos games (jogos digitais) em outros contextos. Recentemente, com a disseminação da cultura gamer, esse recurso tem sido aplicado também aos processos educativos.
Um exemplo adequado do uso da gamificação é o(a):

  • A criação de um ambiente lúdico de aprendizado em que a interação entre alunos se dê sem regras;
  • B adoção de dinâmicas em sala de aula que incluam regras definidas, objetivos claros e recompensas;
  • C desenvolvimento de um cenário em realidade virtual que replique a estrutura física da escola;
  • D aumento dos horários livres para que os alunos possam exercer a interação por via de jogos;
  • E uso didático de personagens famosos de jogos para ilustrar os conteúdos das matérias.
Conforme as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica, entende-se por competência profissional a capacidade pessoal de mobilizar, articular, integrar e __________ conhecimentos, habilidades, atitudes, valores e emoções que permitam responder intencionalmente, com suficiente __________ e consciência crítica, aos desafios do mundo do trabalho.
Com base nos princípios e objetivos da Educação Profissional e Tecnológica, assinale a alternativa cujos termos preenchem respectiva e corretamente as lacunas que aparecem no texto.
  • A colocar em ação – autonomia intelectual.
  • B desenvolver – protagonismo social.
  • C qualificar – liderança.
  • D implementar – destreza.
  • E agenciar – eficiência profissional.
De acordo com Castro, Souza e Santos (2011), a Tecnologia Assistiva (TA) é um termo ainda novo que vem sendo revisado nos últimos anos, devido à abrangência e importância desta área para a garantia da inclusão da pessoa com deficiência. Segundo o Comitê de Ajudas Técnicas da Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora com Deficiência (CORDE), a abrangência do conceito garante que TA não se restringe somente a recursos em sala de aula, mas estende-se a todos os ambientes da escola, propiciando o acesso e a participação efetiva de todos os alunos e durante todo o tempo. Nesta perspectiva, compreendemos que a escola tem responsabilidade com a construção de um ambiente acessível e inclusivo, eliminando as barreiras atitudinais e arquitetônicas. De acordo com o conceito de Tecnologia Assistiva, assinale a alternativa incorreta.
  • A Tecnologia Assistiva é o termo usado para identificar todo o arsenal de recursos e serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e consequentemente promover vida independente e inclusão
  • B Tecnologia Assistiva é uma área do conhecimento, de característica interdisciplinar, que engloba produtos, recursos, metodologias, estratégias, práticas e serviços que objetivam promover a funcionalidade, relacionada à atividade e participação, de pessoas com deficiência, incapacidades ou mobilidade reduzida, visando sua autonomia, independência, qualidade de vida e inclusão social (Comitê de Ajudas Técnicas – ATA VI)
  • C É também definida como "uma ampla gama de equipamentos, serviços, estratégias e práticas concebidas e aplicadas para minorar os problemas encontrados pelos indivíduos com deficiências" (Cook e Hussey • Assistive Technologies: Principles and Practices • Mosby – Year Book, Inc., 1995)
  • D Os objetivos da Tecnologia Assistiva é proporcionar à pessoa com deficiência maior dependência, qualidade de vida e inclusão social, através da ampliação de sua comunicação, mobilidade, controle de seu ambiente, habilidades de seu aprendizado, trabalho e integração com a família, amigos e sociedade

Cidadania digital para alunos tem tudo a ver com ensiná-los a serem bons administradores do mundo digital. Provavelmente, a maior prioridade é ensiná-los a se proteger. Nesse sentido, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas, em relação aos principais conceitos para o ensino da cidadania digital.

( ) Acesso digital.
( ) Bem-estar digital.
( ) Etiqueta digital.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A V – F – V.
  • B F – V – F.
  • C V – V – V.
  • D F – F – V.
  • E V – V – F.