Questões de Temas Educacionais Pedagógicos (Pedagogia)

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O Projeto Político-Pedagógico é o plano estabelecido por uma instituição, o qual define o tipo de ação e transformação que esta visa exercer na realidade social por meio da ação educativa.
Esse plano pode ser corretamente caracterizado como:

  • A de curto prazo, pois determina objetivos para cada semestre;
  • B integral, pois abarca todas as dimensões da realidade escolar;
  • C definitivo, pois mudanças posteriores são contraproducentes;
  • D centralizado, pois deve ser outorgado pela alta administração;
  • E objetivo, pois tem como âmbito o cotidiano prático da instituição.

Com o objetivo de aprimorar suas práticas de Treinamento, Desenvolvimento e Educação (TD&E), uma organização decide adotar o modelo de Trilhas de Aprendizagem.
Disso pode-se inferir que a organização prioriza:

  • A a formação do seu alto escalão, buscando qualificar indivíduos para posições-chave determinadas;
  • B o controle centralizado sobre a formação do seu pessoal, deixando suas determinações a cargo da administração;
  • C a continuidade da formação dos colaboradores, de modo que haja constante atualização de competências;
  • D o alinhamento rígido entre seus objetivos e o treinamento, investindo na padronização dos processos formativos;
  • E a valorização dos seus colaboradores a despeito das vantagens competitivas, investindo em pessoas.

O relatório para a Unesco, da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI, descreve a situação do mundo contemporâneo como repleta de novos desafios para a coesão das sociedades. Um desses fatores é a eventual tensão entre a crescente diversidade de modos de existência, individuais ou coletivos, e a necessidade democrática de estabelecer regras homogêneas.
Nesse cenário, segundo o documento, é papel da formação:

  • A investir no desenvolvimento individual do alunado, livrando-os da necessidade de referências comuns;
  • B padronizar as formas do ensino, de maneira a conformar a diversidade a um modelo único;
  • C privilegiar as formas de conhecimento abstrato, o qual está acima das diferenças individuais;
  • D focar o ensino técnico e profissional, deixando a cargo das famílias a transmissão de valores éticos;
  • E sustentar a sua função integradora, voltando-se para a inclusão e a adaptação à pluralidade.

No mundo contemporâneo, é necessário que o aprendizado vá além dos conteúdos específicos. Cada indivíduo deve ser capacitado com recursos de conhecimento que o permitam compreender, de forma autônoma, situações novas e complexas, além de continuar aprendendo ao longo de toda a vida.
Isso descreve um dos quatro pilares da educação para o século XXI que inspiram os Parâmetros Curriculares Nacionais, qual seja:

  • A aprender a ser;
  • B aprender a aprender;
  • C aprender a fazer;
  • D aprender a viver;
  • E aprender a escolher.

Catarina é uma criança que está aprendendo a jogar um jogo novo do mesmo gênero de outro com o qual ela já está familiarizada. Graças aos conhecimentos prévios adquiridos com o jogo similar, ela consegue compreender rapidamente as regras do novo jogo e logo começa a jogar de forma eficaz.
A situação acima descrita ilustra bem o conceito de aprendizagem:

  • A significativa;
  • B behaviorista;
  • C crítica;
  • D dialógica;
  • E colaborativa.