Questões de Teoria Comportamental da Administração/Teoria do Desenvolvimento Organizacional (DO) (Administração Geral)

Limpar Busca

Na experiência de Hawthorne, o que revelou a existência de uma organização informal dos operários?

  • A O fator psicológico.
  • B O programa de entrevistas.
  • C A rotatividade do pessoal (turnover).
  • D O efeito das condições de trabalho sobre a produtividade do pessoal.

Qual é a premissa do Excellence Gap a respeito das organizações?

  • A Verificar se a empresa é ou não excelente.
  • B O administrador está voltado para dois assuntos: produção e pessoas.
  • C Habilidade de se adequar às forças em jogo, devidamente analisadas e diagnosticadas.
  • D A organização é um sistema complexo que deve ser analisado globalmente, verificando-se a discrepância em relação ao seu padrão de excelência.

Qual tipo de orientação no campo da estratégia organizacional parte do pressuposto de que cada organização tem a sua época e o seu lugar para explicar a dinâmica do comportamento?

  • A Escola empreendedora.
  • B Escola de configuração.
  • C Escola de aprendizado.
  • D Escola clássica.

Um dos principais desafios para a compreensão e gestão do comportamento organizacional reside no estudo da motivação para o trabalho e o alcance dos objetivos organizacionais.


Considerando as contribuições teóricas sobre motivação, assinale (V) para a afirmativa verdadeira e (F) para a falsa.


( ) Com base na teoria dos quatro impulsos, focada no conteúdo da motivação, podemos afirmar que todos temos impulsos proativos e reativos que definem nossas emoções e impedem que elas sejam racionalmente trabalhadas para a motivação e o foco em objetivos.


( ) A teoria da equidade está baseada na premissa de que as pessoas comparam a relação entre esforços e recompensas e esperam que haja o mesmo tratamento para todos neste aspecto. De acordo com esta teoria, a percepção da equidade no ambiente de trabalho é um elemento decisivo para a motivação e o comprometimento com os objetivos organizacionais.


( ) Na teoria da hierarquia de necessidades de Maslow, a principal fonte de motivação é o suprimento da próxima necessidade na hierarquia que, por sua vez, parte das necessidades fisiológicas, de segurança, de pertencimento, de estima e, finalmente, de autorrealização.


As afirmativas são, respectivamente,

  • A V, F e V.
  • B F, V e V.
  • C F, V e F.
  • D V, V e V.
  • E F, F e V.

A avaliação de desempenho possui, como alguns de seus objetivos, a correta aplicação do funcionário ao trabalho, a obtenção de feedback sobre o desempenho e a qualificação das pessoas da organização e de suas competências através de programas de Treinamento e Desenvolvimento. Maria de Cássia foi recentemente contratada para trabalhar em um banco de desenvolvimento na função de coordenara do Departamento de Gestão de Pessoas. Desse modo, ficou surpresa ao descobrir que os processos de avaliação de desempenho utilizados naquela instituição se baseavam no Método de Escalas Gráficas. Sendo assim, propôs aos diretores de todas as áreas que passassem a utilizar o método de avaliação 360 graus. Assinale a alternativa que apresenta uma caraterística afeita ao Método de avaliação 360 graus.

  • A O avaliador deve identificar os incidentes críticos do desempenho do funcionário, os quais representam as características mais extremas e memoráveis que se relacionam com desempenhos altamente positivos (representando o sucesso) e altamente negativos (representando o fracasso).
  • B Apresenta ao avaliador uma relação de frases que representam comportamentos previamente estipulados, tanto positivos quanto negativos para o trabalho.
  • C São elaboradas como uma tabela de dupla entrada na qual os fatores de avaliação ocupam as linhas e os graus de medição do desempenho ocupam as colunas. Os fatores representam os critérios de avaliação que a organização levará em conta e os graus de medição indicam as notas que poderão ser atribuídas ao funcionário avaliado em cada critério. 
  • D Busca avaliar o desempenho do funcionário com base em um conjunto de frases organizadas em blocos. A ideia geral é que, em cada bloco, o avaliador escolha a frase que melhor representa o comportamento do funcionário, deixando de lado as demais. 
  • E Todas as pessoas que orbitam em torno do profissional avaliado podem participar da avaliação de desempenho, incluindo seu superior, seus colegas de trabalho, os fornecedores e cliente internos e externos com quem o profissional se relaciona, e até mesmo o próprio avaliado, além de outras pessoas com quem ele tenha contato no exercício de suas atividades.