Questões de Teoria Estruturalista da Administração (Administração Geral)

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Motta e Vasconcelos (2006) apresentam um esquema didático que agrupa as diversas escolas de administração: em um eixo, as proposições teóricas são agrupadas ou pelo seu aspecto estrutural, ou pelo seu aspecto relacional; em outro eixo, elas são agrupadas conforme seu foco no ambiente interno ou externo.
MOTTA, F. C. P.; VASCONCELOS, I. G. Teoria geral da administração. São Paulo: Thompson, 2006.
Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas

A figura a seguir representa visualmente este esquema: Figura: Escolas de administração e seus focos de análise (MOTTA E VASCONCELOS, 2006. p.XVII. Modificado)

Com base na figura, analise as afirmativas a seguir:
I. A escola clássica de administração se localiza no quadrante 1. II. A escola de relações humanas se localiza no quadrante 2. III. A teoria de sistemas se localiza no quadrante 3. IV. A abordagem estruturalista se localiza no quadrante 1. V. A abordagem comportamental se localiza no quadrante 4.

Estão corretas

  • A I, II, III e IV.
  • B I, II, III e V.
  • C I, III, IV e V.
  • D II, III, IV e V.

Acerca da estrutura organizacional, julgue o item. 


O sistema de autoridade na estrutura organizacional gera o resultado da distribuição do poder. 

  • Certo
  • Errado

Sobre as teorias da Administração, é INCORRETO afirmar:

  • A As teorias Burocrática e Estruturalista têm ênfase na estrutura, sendo que a primeira agrega o pensamento sobre racionalidade organizacional e a segunda traz análises sobre a relação formal/informal e análises intraorganizacionais / interorganizacionais.
  • B A teoria Estruturalista tem ênfase no ambiente por relacionar a organização a um sistema aberto.
  • C A teoria das Relações Humanas é uma corrente de pensamento iniciada a partir das experiências de Hawthorne e que corroboravam com os pressupostos clássicos, principalmente por manter a ênfase nas pessoas.
  • D A teoria comportamental da Administração (Teoria Behaviorista) mantém a ênfase nas pessoas só que em um contexto organizacional mais amplo. Se opõe às Teorias clássicas e apesar de compartilhar alguns conceitos da Teoria das Relações Humanas, critica e faz correções a esta.

No conceito do “homem funcional”, o indivíduo comporta-se

  • A em um papel dentro das organizações, inter-relacionando-se com os demais indivíduos como um sistema aberto.
  • B como um profissional, pois é um especialista nas atividades do seu cargo e, para tanto, recebe salários correspondentes ao cargo que ocupa.
  • C como um ocupante de cargo, e seu cargo é sua principal atividade dentro da organização, tomando todo o seu tempo de permanência nela.
  • D de forma delegada pelo superior hierárquico, e o colaborador é um profissional selecionado e escolhido por sua competência e capacidade, nomeado (admitido), assalariado, promovido ou demitido da organização pelo seu superior hierárquico.
  • E de forma delegada pelo superior hierárquico, e o tempo de permanência no cargo do colaborador é indefinido e indeterminado, uma vez que é um especialista nas atividades do seu cargo.

A Teoria Estruturalista representou uma inovação no mundo da gestão por contribuir para mitigar a dicotomia que vigorava entre os princípios e fundamentos utilizados pelas teorias administrativas da época, trazendo um conceito de abordagem interdisciplinar que sintetizava diferentes abordagens.
Assinale a opção que apresenta um dos principais conceitos trazidos à tona pela Teoria Estruturalista.

  • A A ideia de homem organizacional.
  • B A forma de controle proveniente da dominação racionallegal.
  • C O uso de recompensas sociais e simbólicas.
  • D O foco no comportamento dos grupos informais.
  • E A organização por meio de um sistema de hierarquia funcional.