Questões de Teoria Literária (Literatura)

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O poema a seguir integra o livro Canções de atormentar (2020), de Angélica Freitas (1973).
jogos escolares desde as nove da manhã o time amarelo enfrenta o time vermelho. no teu tempo isso era educação física, podia ser também recreio. o telefone ainda não tocou, tudo na mesma, nenhum e-mail. a gritaria pela janela da cozinha informa a vitória do time amarelo. depois a casa se enche de silêncio. e você sente pena do time vermelho, mas é só mais tarde, depois do almoço, que se compadece também do amarelo.
FREITAS, Angélica. Canções de atormentar. São Paulo: Companhia das Letras, 2020. p. 59.
Sobre o poema em questão, assinale a alternativa INCORRETA:

  • A A atmosfera do poema, tanto pelo vocabulário empregado quanto pela situação representada, pode ser considerada cotidiana e prosaica.
  • B O referente dos pronomes “teu” e “você” pode ser interpretado como o próprio eu lírico, que conversa consigo mesmo ao ter a memória de sua vida escolar ativada pelos sons que ouve da rua.
  • C Há dois tempos opostos no poema: o presente, caracterizado pelo eu lírico como entediante, e o passado, idealizado.
  • D Há dois espaços opostos no poema: o exterior, agitado e barulhento, e o interior, silencioso e melancólico.
No romance do autor Lima Barreto, Triste Fim de Policarpo Quaresma, a personagem protagonista Policarpo Quaresma, mais conhecido por "Major Quaresma", cidadão brasileiro, é subsecretário do Arsenal de Guerra e demonstra um comportamento patriótico exacerbado. Considerando o contexto dessa obra e os trechos apresentados nas opões abaixo, qual trecho NÃO apresenta uma manifestação ufanista do "major Quaresma", segundo o narrador onisciente?
  • A “A convicção que sempre tivera de ser o Brasil o primeiro país do mundo o seu grande amor à Pátria eram agora ativos e impeliram-no a grandes cometimentos. [...] a grande Pátria do Cruzeiro só precisava de tempo para ser superior á Inglaterra."
  • B Policarpo Quaresma, cidadão brasileiro, [...], certo que a língua portuguesa é emprestada ao Brasil; certo também de que, por esse fato, o falar e o escrever em geral [...], se veem na humilhante contingência de sofrer continuamente censuras ásperas dos proprietários da língua; [...] — usando do direito que lhe confere a Constituição, em pedir que o Congresso Nacional decrete o tupi-guarani como língua oficial e nacional do povo brasileiro.”
  • C “De acordo com a sua paixão dominante, Quaresma estivera muito tempo a meditar qual seria a expressão poética musical característica da alma nacional. Consultou historiadores, cronistas e filósofos e adquiriu certeza que era a modinha acompanhada pelo violão.”
  • D “É raro encontrar homens assim, mas os há e, quando se os encontra, mesmo tocados de um grão de loucura, a gente sente mais simpatia pela nossa espécie, mais orgulho de ser homem e mais esperança na felicidade da raça.”

Leia o excerto e assinale a alternativa incorreta em relação à literatura e à linguagem literária.


“Um poema abolicionista de Castro Alves atua pela eficiência da sua organização formal, pela qualidade do sentimento que exprime, mas também pela natureza da sua posição política e humanitária. Nestes casos a literatura satisfaz, em outro nível, à necessidade de conhecer os sentimentos e a sociedade, ajudando-nos a tomar posição em face deles. É aí que se situa a literatura social, na qual pensamos quase exclusivamente quando se trata de uma realidade tão política e humanitária quanto a dos direitos humanos, que partem de uma análise do universo social e procuram retificar as suas iniquidades.”


(CÂNDIDO, Antônio. Direito à Literatura, 2011, p.183)

  • A “A literatura corresponde a uma necessidade universal que deve ser satisfeita sob pena de mutilar a personalidade, porque pelo fato de dar forma aos sentimentos e à visão do mundo ela nos organiza, nos liberta do caos e portanto nos humaniza. Negar a fruição da literatura é mutilar a nossa humanidade” (Antônio Cândido).
  • B “A literatura satisfaz nossa necessidade de sentirmos que somos capazes de sobreviver. Mais do que isso: de viver e de apreciar a vida” (Marisa Lajolo, 2017, online).
  • C “(...) uma função da literatura – entre outras tantas, mas talvez a principal delas - é mostrar as quase infinitas maneiras de lidar com estas necessidades e com estes medos. Com a literatura - reino maior da fantasia e da imaginação - experimentamos maneiras de lidar com medos, necessidades e alegrias” (Marisa Lajolo, 2017, online).
  • D “(...) o mestre [Antônio Cândido] discute diferentes maneiras pelas quais a literatura cumpre essa função humanizadora. E porque ela cumpre esta função, sua presença na escola é fundamental. Conceber a literatura como fator de humanização talvez ajude a refletir sobre o sentido de sua presença na escola” (Marisa Lajolo, 2017, online).
  • E A linguagem literária é formada pela expressão do pensamento por meio de palavras e nunca por sinais visuais ou fonéticos. Portanto, ela não favorece a comunicação, atuando somente nas esferas mais amplas da população.

Analise os seguintes trechos para responder à questão.
“O estado para onde deslizava quando murmurava: eternidade.” / ”Aprofundava-se magicamente e alargava-se, sem propriamente um conteúdo e uma forma, mas sem dimensões também.”
Os trechos podem exemplificar a afirmação de críticos consagrados sobre uma das surpreendentes marcas estilísticas de Clarice Lispector. Essa característica se traduz como

  • A escrita de experimentação.
  • B contaminação lírica.
  • C narração hermética.
  • D canto elegíaco.
  • E temática cômica.

Assinale a opção que apresenta, respectivamente, um autor da literatura portuguesa e outro da literatura brasileira, que pertencem ao mesmo movimento literário.

  • A Camões / José de Alencar.Eça de Queiroz / Machado de Assis.
  • B Eça de Queiroz / Machado de Assis.
  • C Alexandre Herculano / Aluísio Azevedo.
  • D Júlio Dinis / Lima Barreto.
  • E Camilo Castelo Branco / Guimarães Rosa.