Questões de Teorias curriculares (Pedagogia)

Limpar Busca

De acordo com Linhares e Silva (2020), avalie as afirmações sobre os tipos de currículos e seus conceitos.
I - O currículo oculto está ligado com os conteúdos e metodologias aplicados nas instituições de ensino para apoio de ensino dos alunos, além da listagem de competências do professor enquanto profissional.
II - No modelo curricular tradicional, as práticas pedagógicas existentes são baseadas na transmissão de conhecimentos, sendo o professor a figura do emissor, e o aluno o receptor.
III - O currículo pós-crítico amplia a discussão do tema, ganhando duas vertentes: a liberal/humanista e a crítica; o horizonte de discussão se torna mais amplo, abrigando questões que abordam temas como: gênero, raça e sexualidade.
IV - O conceito de currículo crítico é resumido em apenas uma definição certa, o caminho e habilidades onde o professor é o mentor, mediador do conteúdo.

Está correto apenas o que se afirma em

  • A I.
  • B III.
  • C IV.
  • D I e IV.
  • E II e III.

Acerca das teóricas pós-críticas do currículo, julgue as frases abaixo:
I.As teorias pós-críticas defendem que o estudante deve se adaptar ao currículo pré-estabelecido.
II.As teorias pós-críticas entendem que o currículo é uma instrução mecânica na qual apresenta uma lista de assuntos a serem memorizados pelos estudantes.
III.As teorias pós-críticas consideram que o currículo deve combater à opressão de grupos marginalizados e cooperar para a luta contra a exclusão social.
Está (ão) CORRETA (S) a (s) seguinte (s) proposição (ões).

  • A Apenas, I.
  • B Apenas, II.
  • C Apenas, I e III.
  • D Apenas, III.

De acordo com estudos contemporâneos sobre currículo, é correto afirmar:
1. O currículo revela aspectos relacionados a relações de poder, o que caracteriza o contexto educacional como um espaço político.
2. O currículo representa propósitos ou atividades que sejam neutras no que diz respeito à formação e informação.
3. O currículo produz sentidos e significados, possui intencionalidades, e esses componentes são materializados na prática pedagógica.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A É correta apenas a afirmativa 2.
  • B É correta apenas a afirmativa 3.
  • C São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
  • D São corretas apenas as afirmativas 1 e 3.
  • E São corretas as afirmativas 1, 2 e 3.

Segundo Tomaz Tadeu da Silva (2010), talvez seja mais importante e interessante saber quais questões uma teoria do currículo ou discurso curricular procura responder, do que buscar uma definição propriamente dita de currículo.
Analise as afirmativas abaixo, à luz das discussões propostas pelo autor.

1. O currículo é a especificação precisa de conhecimentos, objetivos, procedimentos e métodos para a obtenção de resultados que possam ser mensurados. Portanto, as teorias do currículo são neutras, científicas e desinteressadas.
2. A questão central que serve de pano de fundo para qualquer teoria do currículo é a de saber qual conhecimento deve ser ensinado.
3. O currículo é sempre o resultado de uma seleção: de um universo mais amplo de conhecimentos e saberes seleciona-se aquela parte que vai constituir, precisamente, o currículo.
4. As teorias do currículo também se ocupam em responder à questão: o que eles ou elas devem se tornar? Afinal, um currículo busca precisamente modificar as pessoas que vão “seguir” aquele currículo.
5. As teorias do currículo estão situadas num campo puramente epistemológico, de competição entre teorias no sentido clássico, ou seja, de teorias isentas.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
  • B São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 5.
  • C São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
  • D São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 5.
  • E São corretas apenas as afirmativas 3, 4 e 5.

De acordo com Tomaz Tadeu da Silva (2010, p. 21-22), “as teorias educacionais e pedagógicas não são, estritamente falando, teorias sobre o currículo”. Apenas no início do século XX, especificamente em 1918, publica-se “o livro que iria ser considerado o marco no estabelecimento do currículo como campo especializado de estudos”.
A proposição dessa obra era de que a escola funcionasse da mesma forma que uma empresa, que os resultados esperados fossem especificados, os métodos para alcançá-los precisos, bem como os meios de mensurar os resultados, desenhando-se um modelo claramente voltado para a economia.
Esse livro inaugural das teorias do currículo foi escrito por qual autor?

  • A Ralph Tyler
  • B John Dewey
  • C John Bobbitt
  • D Robert Mager
  • E Frederick Taylor