Questões de Teorias das Inteligências Múltiplas (Pedagogia)

Limpar Busca
Gardner afirma que a liderança é uma necessidade dos seres humanos, por serem descendentes dos primatas e por viverem em sociedade, mesmo que existam alguns grupos em que as relações são cooperativas, não havendo um líder específico. A organização em grupos sociais, profissionais, familiares, normalmente requer a assunção de um líder. Segundo o autor, “nenhum líder jamais se realiza completamente”, e para que se possa verificar a prática efetiva da liderança dentro das organizações na contemporaneidade são observáveis os seguintes fatores, EXCETO: 
  • A Laço com a comunidade (ou audiência): um líder não existe sem seguidores, um é afetado pelo outro.
  • B Relação evidente entre as estórias e as corporificações: um líder se faz pelas palavras e pelos atos coerentes com elas.
  • C Centralidade da escolha: o líder deve fazer escolhas e trabalhar por elas, convencendo seus seguidores de que isso é o melhor.
  • D Poder coercitivo: o líder utiliza da coerção para que seus liderados o sigam por receio de que lhes aconteça algo, caso não façam o que for determinado.
  • E Certo ritmo de vida: é necessário ao líder estar em contato constante com seus seguidores; porém, precisa também de tempo para refletir e amadurecer suas ideias, equilibrando isolamento e imersão.

[...] a teoria das inteligências múltiplas de Gardner mostra uma visão plural da inteligência, reconhecendo nela diversos tipos e deduzindo que cada indivíduo tem diversos potenciais cognitivos. (SUAREZ, Jaqueline; MAIZ, Francelys; MEZA, Marina. Inteligências múltiplas: Uma inovação pedagógica para promover o processo ensino-aprendizagem. Investigación y Postgrado [online]. 2010, vol. 25, n. 1, p. 81-94.)
Segundo a teoria das inteligências múltiplas de Gardner, assinale a afirmativa INCORRETA. 

  • A A capacidade de resolver problemas permite à pessoa abordar uma situação em que um objetivo deve ser atingido e localizar a rota adequada para esse objetivo.
  • B Procura explicar a relação entre habilidades, talentos, criatividade e inteligência e trabalha com a ideia de que os seres humanos são capazes de desenvolver sete, ou mais tipos de inteligências.
  • C Discorda do entendimento de que as habilidades humanas são desenvolvidas de modo horizontal e sugere que, ao invés de haver uma habilidade geral, existem diferentes formas de apreensão.
  • D Foi desenvolvida a partir do entendimento de que os saberes trabalhados no contexto escolar precisavam ser valorizados e da importância de ampliação dos testes de inteligência, em função de sua pluralidade.

Com base nos estudos desenvolvidos por Gardner, marque o item correto.

  • A Apresentar os conteúdos e promover representações múltiplas é algo que caracteriza o ensino efetivo.
  • B A educação deve ser compreendida como meramente instrumental.
  • C Não é possível dizer que há uma relação entre professores imaginativos e pluralistas com representações cada vez mais reveladoras do aprendizado.
  • D A não multiplicidade de representações em nada se relaciona com a hegemonia de compreensões por parte do estudante.

Com base nos estudos desenvolvidos por Gardner, marque o item correto.

  • A Apresentar os conteúdos e promover representações múltiplas é algo que caracteriza o ensino efetivo.
  • B A educação deve ser compreendida como meramente instrumental.
  • C Não é possível dizer que há uma relação entre professores imaginativos e pluralistas com representações cada vez mais reveladoras do aprendizado.
  • D A não multiplicidade de representações em nada se relaciona com a hegemonia de compreensões por parte do estudante.

Com referência à teoria das inteligências múltiplas de Gardner, julgue o próximo item.

A inteligência pessoal é subdividida em intrapessoal, que se baseia na capacidade do indivíduo de perceber distinções entre os outros, e interpessoal, que possibilita ao indivíduo um modelo efetivo e viável de si. 

  • Certo
  • Errado