Questões de Teorias de Mercado (Relações Públicas)

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A respeito da definição de pesquisa de mercado qualitativa, assinale a alternativa correta.
  • A É aquela que revela o market share da empresa
  • B É aquela que visa obter um gráfico de controle de consumo
  • C É aquela que não visa um resultado numérico, mas sim uma percepção/opinião sobre um produto, serviço ou marca
  • D É aquela que possui um grau de dificuldade maior para ser aplicada
  • E É aquela que se relaciona com a qualidade de produtos ou serviços no pós-vendas

“A comunicação interna deve viabilizar uma interação efetiva entre organização e seus empregados, usando ferramentas da comunicação institucional e até da comunicação mercadológica” (KUNSCH, 1997, p. 128).


De acordo com a autora, em relação à comunicação interna, é CORRETO afirmar:

  • A A comunicação interna deve estar atenta aos objetivos parciais e paliativos da organização, não interferindo nas estratégias da cúpula diretiva.
  • B A comunicação interna é fruto de um trabalho eventual das organizações, criada a partir de metas específicas.
  • C Ela constitui uma ferramenta estratégica que busca compatibilizar os interesses da organização e dos trabalhadores.
  • D Não deve haver distinção entre comunicação interna e externa, uma vez que os objetivos da organização devem ser de conhecimento de todos.

Para avaliar uma pesquisa em relações públicas, é preciso distanciamento para compreender os sinais que o público dá às organizações. Conhecer o potencial desse cenário é fundamental para o plano de relações públicas. Dentre as alternativas abaixo, que tratam da avalição das pesquisas, é INCORRETO afirmar:

  • A As pesquisas devem partir da vontade de seus dirigentes, com o intuito de influenciar a opinião pública.
  • B As pesquisas não devem ser orientadas para apoiar um ponto de vista particular pré-existente.
  • C Não existe um critério absoluto através do qual a direção possa avaliar o valor de um estudo advindo de uma pesquisa de relações públicas.
  • D Recomenda-se cuidado com avaliação dos resultados de uma pesquisa, porque além de conhecer seus dados é necessário interpretá-los à luz da realidade na qual a organização atua