Questões de Teorias do Jornalismo (Comunicação Social)

Limpar Busca
Para que a informação multimidia seja atrativa e inteligível para o público é necessário que os elementos que a compõem estejam devidamente interligados. O texto, o som, as imagens e o vídeo devem estar devidamente coordenados para que o resultado seja harmonioso. Neste sentido, segundo Ramón Salaverría, alguns critérios foram criados para facilitar a correta coordenação de elementos multimédia na composição de uma informação. Assinale a alternativa correta que apresenta todos os critérios. 
  • A Compatibilidade, complementaridade, ausência de redundância, hierarquização, ponderação e adaptação
  • B Rastreamento, hipertextualização, complementaridade, adaptação, singularidade e descentralização
  • C Ausência de redundância, multiplataforma, rastreamento, hierarquização, colaboração e complementaridade
  • D Descentralização, adaptação, compatibilidade, hipertextualidade, ponderação e colaboração

Atualizando o conceito de “indústria cultural” de Theodor Adorno (1903 - 1969) para a cultura digital na contemporaneidade, o consumidor pode ser compreendido como:

  • A objeto
  • B crítico
  • C protagonista
  • D independente

Quanto à comunicação, julgue o item.


A comunicação se refere somente à linguagem falada, aos sons e aos barulhos que as pessoas utilizam para se comunicar.



  • Certo
  • Errado

Quanto à comunicação, julgue o item.


As comunicações verbais e não verbais são interdependentes entre si e a percepção de uma não influencia na interpretação da outra.

  • Certo
  • Errado

Quanto à comunicação, julgue o item.


O campo da comunicação humana é dividido em três níveis: intrapessoal; interpessoal; e de massa.  

  • Certo
  • Errado