Questões de Teorias e Práticas para o Ensino de Artes (Pedagogia)

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Sobre o ensino de Artes, nos anos iniciais do Ensino Fundamental, de acordo com a BNCC, é correto afirmar que:

  • A O ensino da Arte deve ser dirigido, evitando o expressar criativo, uma vez que nesta etapa da formação, o aprendizado deve ser condicionado.
  • B Apesar do aspecto investigativo desta disciplina, por meio da ludicidade, o ensino da Arte deve priorizar espetáculos e apresentações prontas para a família e a comunidade.
  • C O ensino da Arte nesta fase da Educação Básica, deve buscar romper com traços da Educação Infantil, a fim de estimular o desenvolvimento das crianças.
  • D Apesar de se caráter lúdico, o ensino da Arte não contribui com o desenvolvimento de habilidades relacionadas tanto à linguagem verbal quanto às linguagens não verbais, não tendo relação com competências relacionadas à alfabetização e ao letramento.
  • E Nas linguagens da Arte, as experiências e vivências artísticas devem estar centradas nos interesses das crianças e nas culturas infantis.

No que se refere à utilização de recursos audiovisuais no ensino da arte, o(a) professor(a) deve

  • A furtar-se do uso de metodologias alternativas às tradicionais, já que estas são comprovadamente eficazes.
  • B propiciar a estudantes a vivência de situações midiáticas isoladas, com estímulos restritos a cada situação.
  • C distanciar-se dos desafios diários da sala de aula.
  • D evitar o uso de recursos audiovisuais do ensino da arte, devido ao fato de estudantes já passarem muito tempo em contato com telas.
  • E ser capaz de questionar os instrumentos de expressão utilizados em sala de aula.

No ensino das Artes, a proposta metodológica que tem como foco o olhar sobre a realidade diária, considerando aspectos estéticos do entorno, da natureza e da cultura, é reconhecida como:

  • A Proposta de Trabalho com Projetos.
  • B Proposta da Estética do Cotidiano.
  • C Proposta Triangular.
  • D Proposta Multicultural.
  • E Proposta da Livre Expressão.

De acordo com as pesquisas atuais no campo da educação em Artes Visuais, o professor deve ser um mediador entre as Artes e os estudantes, portanto é importante:

  • A Priorizar as produções de artistas europeus que são a base para que aconteça o entendimento da história na linguagem artística.
  • B Possibilitar o acesso de produções artísticas através das novas tecnologias evitando saídas do ambiente escolar.
  • C Estar consciente de que sempre a leitura de uma obra precisa gerar trabalhos que possibilitem os processos avaliativos.
  • D Escolher as obras e os objetos artísticos levando em consideração o conhecimento prévio dos estudantes e a proposta curricular.
  • E Dissociar as produções da linguagem visual contemporânea das demais linguagens artísticas para favorecer a compreensão crítica.

No contexto educacional em Artes, o instrumento que é utilizado tanto para registro processual quanto para a avaliação, sendo constituído por uma coletânea de trabalhos realizados e selecionados pelo estudante durante um período, possibilitando o agrupamento de relatos de roda de conversa, registro de técnicas artísticas, relatos de observação, resumos textuais, trabalhos artísticos, anotações, autoavaliações, entre outros aspectos, é identificado como:

  • A Banco de imagens.
  • B Arquivo.
  • C Portfólio.
  • D Relatório.
  • E Memorial artístico.