Questões de Teorias e Práticas para o Ensino de Geografia (Pedagogia)

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Os últimos anos têm sido marcados em nosso país e no mundo por mudanças educacionais, em que a predominância do uso de novas tecnologias se destaca, numa sociedade que tem buscado a construção do próprio conhecimento pelo aluno. Uma nova era na Educação! Um mundo novo se abre em acelerado processo de globalização; é uma sociedade espantosamente dinâmica, instável e evolutiva, em que o elemento fundamental e decisivo é a mudança de paradigmas.

Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/bitstream/handle/123456789/81758/187071.pdf?sequence=1&isAllowed=y. Acesso em: 23 out. 2022 (adaptado).


Na rotina escolar, o professor de Geografia pode funcionar como um mediador nesse processo de modernidade.


Sendo assim, ele colabora para que o aluno 

  • A acompanhe as inovações do processo produtivo capitalista de forma passiva.
  • B busque cada vez mais as redes sociais como uma fonte de informação segura e imparcial.
  • C seja protagonista no processo de aprendizagem, e não apenas um ouvinte.
  • D torne-se cada vez mais dependente dos pontos de vista apresentados em sala de aula.

Segundo Castellar (in ALMEIDA, 2011), a cartografia é um sistema-código de comunicação imprescindível para o processo de aprendizagem em Geografia, pois, como linguagem, permite relacionar conteúdos, conceitos e fatos, além de permitir que os estudantes compreendam a organização e a produção espaço-temporal de um determinado território.
ALMEIDA, R. D. Novos rumos da cartografia escolar: currículo, linguagem e tecnologia. São Paulo: Contexto, 2011.
Não raro, no Colégio Pedro II, há estudantes com deficiência visual em turmas regulares, majoritariamente compostas por estudantes normovisuais. Nesse contexto, o uso de linguagem cartográfica exige adaptações.
Para este fim, ainda que se reconheçam – desde a produção até seu uso pedagógico – diversas dificuldades e limitações nessa estratégia, recomenda-se a produção de maquetes e mapas táteis que

  • A incluam informações textuais em escrita convencional e escrita braile, porque informações escritas somente em braile dificultam a interação com os colegas normovisuais, tornandoos exclusivos ao invés de inclusivos. 
  • B incluam o maior número de informações possível, porque, diferentemente de materiais cartográficos convencionais, maquetes e mapas táteis permitem a sobreposição de múltiplas texturas e símbolos em relevo.
  • C utilizem cores suaves ou escala de cinza, porque são de leitura mais fácil e agradável aos estudantes normovisuais, sem prejuízo para os estudantes com deficiência visual.
  • D utilizem barbantes e cordões para o contorno dos mapas, porque são agradáveis ao toque e auxiliam na criação de imagens mentais fiéis à realidade.
De acordo com os parâmetros curriculares para o ensino de geografia:
1. A geografia oferece instrumentos de ensino essenciais para a compreensão do mundo em que estamos vivendo.
2. O trabalho feito com os alunos busca ampliar suas capacidades de observar, explicar, conhecer, comparar e representar as características do lugar em que estão inseridos.
3. A geografia está comprometida em tornar o mundo do aluno mais compreensível em relação às suas inúmeras transformações.
4. Um dos objetivos da geografia é estudar as relações entre o processo histórico na formação das sociedades e a forma como a natureza é vista e utilizada, seu território e sua paisagem.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.
  • A São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
  • B São corretas apenas as afirmativas 2 e 3.
  • C São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
  • D São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
  • E São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.

Analise as afirmativas abaixo de acordo com a geografia na BNCC (Base Nacional Comum Curricular).
1. Estudar geografia é uma oportunidade para compreender o mundo em que vivemos.
2. A fim de compreendermos o mundo em que vivemos temos de aprender sobre as diferentes sociedades que existem no globo terrestre e sua identidade.
3. Uma das competências específicas de Geografia para o ensino fundamental é usar os conhecimentos geográficos a fim de entender a interação da natureza e sociedade para exercitar o interesse na investigação e resolução de problemas.
4. A Geografia na educação básica ajuda a desenvolver o pensamento espacial e estimula o raciocínio geográfico para a compreensão de um mundo que se encontra em permanente transformação.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

  • A São corretas apenas as afirmativas 1 e 2.
  • B São corretas apenas as afirmativas 3 e 4.
  • C São corretas apenas as afirmativas 1, 2 e 3.
  • D São corretas apenas as afirmativas 2, 3 e 4.
  • E São corretas as afirmativas 1, 2, 3 e 4.

Em relação à aprendizagem e ao ensino de Geografia, analise o fragmento a seguir:

A importância da Geografia reside nas suas contribuições para o conhecimento sobre sua forma de __________________ e _______________. Podemos dizer, então, que o espaço geográfico possui um caráter histórico e, por isso, é capaz de contar a história e as características da ação humana sobre o meio em que vive.

Assinale a alternativa que completa as lacunas do fragmento de forma CORRETA.

  • A transformação, ocupação
  • B espaço, ocupação.
  • C ocupação, temporalidade
  • D transformação, espaço