Questões de Teorias e Práticas para o Ensino de Língua Portuguesa (Pedagogia)

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As diretrizes da Política Nacional de Leitura e Escrita, de acordo com a Lei n.º 13.696/2018, incluem

  • A a universalização do direito ao acesso ao livro, à leitura, à escrita, à literatura e às bibliotecas.
  • B o reconhecimento das cadeias de lançamento de livros literários, de cartilhas para alfabetização e das bibliotecas como integrantes fundamentais e dinamizadoras da produção criativa
  • C o reconhecimento da leitura e da escrita como um direito possibilitado, preferencialmente, por meio de políticas de criação de bibliotecas.
  • D o fortalecimento do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) no âmbito dos estados e dos municípios.
  • E a elaboração, a cada biênio, do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL), com metas e ações para os processos de alfabetização e letramento.

Ao introduzir o reconhecimento de letras minúsculas, é importante dar especial atenção às letras parecidas, pois podem ser confundidas pelas crianças, como:

  • A v e a.
  • B o e f.
  • C m e t.
  • D r e s.
  • E p e q.

De acordo com o Ministério da Educação – MEC, conhecer a “mecânica” ou o funcionamento da escrita alfabética para ler e escrever significa, principalmente, perceber as relações bastante complexas que se estabelecem entre os sons da fala (_________) e as letras da escrita (_________), o que envolve consciência fonológica da linguagem.
Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas do texto:

  • A fonemas / grafemas.
  • B morfemas / grafemas.
  • C grafemas / morfemas.
  • D grafemas / fonemas.
  • E fonemas / morfemas.

No processo de alfabetização e letramento, é importante que haja uma progressão: primeiro se toma consciência de que as frases são formadas por palavras, depois de que as palavras são formadas por sílabas, e, finalmente, por sons das letras, os quais também chamamos:

  • A ilhemas.
  • B fonemas.
  • C morfemas.
  • D grafemas.
  • E hifemas.

Sobre as estratégias utilizadas no trabalho da consciência silábica, considere a alternativa incorreta:

  • A Bater palmas.
  • B Apoiar o queixo sobre a ponta dos dedos indicador e médio. As crianças devem pronunciar a palavra e contar os movimentos do queixo para descobrir quantas sílabas a palavra tem.
  • C Dar preferência, de início, a palavras que as crianças desconheçam.
  • D Dizer a palavra e solicitar às crianças que batam palmas para cada sílaba.
  • E Use recursos para demonstrar o número de sílabas em uma palavra, por exemplo, batidas no braço, mover cartões numerados.