Questões de Teorias e Práticas para o Ensino de Matemática (Pedagogia)

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Maria é uma jovem que acaba de completar sua licenciatura plena, em universidade legalmente reconhecida, com habilitação em Matemática. Está ansiosa para começar a dar aulas em uma escola. Quanto ao nível de ensino, Maria poderá trabalhar para

  • A anos finais do ensino fundamental e ensino médio.
  • B pré-escola e anos iniciais do ensino fundamental.
  • C ensino médio, apenas.
  • D anos iniciais e anos finais do ensino fundamental.
  • E anos finais do ensino fundamental, apenas.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais surgiram com a proposta de provocar uma mudança, não só de conteúdos, mas também na essência do que se entende por ensino e aprendizagem. Uma das contribuições dos PCN's foi a reestruturação dos conteúdos, organizados em eixos temáticos, facilitando o planejamento do professor no sentido de delimitar cada bloco com suas particularidades no que diz respeito às habilidades e competências que se pretende alcançar. Na Matemática, tais eixos foram identificados como: I.Números e operações. II.Espaço e formas. III.Resolução de problemas. IV.Grandezas e medidas. V.Tratamento da informação. Analisando os itens acima podemos afirmar que:

  • A O item I não corresponde a um eixo temático, assim definido nos Parâmetros Curriculares Nacionais.
  • B O item III não corresponde a um eixo temático, assim definido nos Parâmetros Curriculares Nacionais.
  • C O item II não corresponde a um eixo temático, assim definido nos Parâmetros Curriculares Nacionais.
  • D O item IV não corresponde a um eixo temático, assim definido nos Parâmetros Curriculares Nacionais.

"A educação matemática deve contribuir para uma cidadania responsável, ajudando os alunos a tornarem-se indivíduos não dominados, mas, pelo contrário, independentes - no sentido de competentes, críticos, confiantes e criativos - nos aspectos essenciais em que a sua vida se relaciona com a matemática." (MATOS & SERRAZINA, 1996, p. 19). A análise do trecho acima nos remete a um conceito que tem sido cada dia mais difundido, o da "intencionalidade", que atribui uma função social ao que é trabalhando em sala de aula, tornando conteúdos e atividades instrumentos de construção de valores. Qual das opções abaixo cita uma forma de contribuição do ensino da matemática na formação de um indivíduo dentro dos preceitos da cidadania?

  • A Problematização de situações cotidianas de cunho social, que podem ser resolvidas por meio dos conceitos matemáticos e sua aplicação.
  • B Resolução de problemas descontextualizados, que permitem o desenvolvimento do pensamento abstrato e utópico.
  • C Trabalhos individuais que trabalham o desenvolvimento de algoritmos por meio de resoluções mecânicas e repetitivas.
  • D Projetos pedagógicos com proposta meramente recreativa.

A avaliação é inerente ao processo de ensino e aprendizagem em matemática. Nesse contexto, julgue o item que se segue.


Ao se tratar de situações-problema dentro da avaliação escolar, deve-se focar em aplicações simples de conhecimentos pré-determinados sem olhar outros aspectos das soluções propostas pelos alunos.

  • Certo
  • Errado

A avaliação é inerente ao processo de ensino e aprendizagem em matemática. Nesse contexto, julgue o item que se segue.


Atividades orais, como apresentações e trabalhos em grupo, devem ser evitadas na matemática, em função da subjetividade inerente a esse processo de avaliação. 

  • Certo
  • Errado