"A educação matemática deve contribuir para uma cidadania responsável, ajudando os alunos a tornarem-se indivíduos não dominados, mas, pelo contrário, independentes - no sentido de competentes, críticos, confiantes e criativos - nos aspectos essenciais em que a sua vida se relaciona com a matemática." (MATOS & SERRAZINA, 1996, p. 19). A análise do trecho acima nos remete a um conceito que tem sido cada dia mais difundido, o da "intencionalidade", que atribui uma função social ao que é trabalhando em sala de aula, tornando conteúdos e atividades instrumentos de construção de valores. Qual das opções abaixo cita uma forma de contribuição do ensino da matemática na formação de um indivíduo dentro dos preceitos da cidadania?
-
A Problematização de situações cotidianas de cunho social, que podem ser resolvidas por meio dos conceitos matemáticos e sua aplicação.
-
B Resolução de problemas descontextualizados, que permitem o desenvolvimento do pensamento abstrato e utópico.
-
C Trabalhos individuais que trabalham o desenvolvimento de algoritmos por meio de resoluções mecânicas e repetitivas.
-
D Projetos pedagógicos com proposta meramente recreativa.