Questões de Teorias e Práticas para o Ensino Religioso (Pedagogia)

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Sobre a proposta atual do ensino religioso, de acordo com a legislação da educação nacional, Art. 33, assinale a afirmativa INCORRETA. 
  • A Na oferta do ensino religioso, deve-se assegurar o respeito à diversidade cultural e religiosa e vedadas quaisquer formas de proselitismo.
  • B Os sistemas de ensino ouvirão entidade civil, constituída pelas diferentes denominações religiosas, para a definição dos conteúdos do ensino religioso.
  • C Os sistemas de ensino regulamentarão os procedimentos para a definição de conteúdos do ensino religioso e estabelecerão normas para a habilitação e admissão de professores.
  • D O ensino religioso de matrícula obrigatória é parte integrante da formação básica do cidadão e constitui disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino médio.

Os jesuítas, ao chegarem em solo brasileiro, implantaram as primeiras “escolas”, com fomento da coroa portuguesa e predominância de uma educação religiosa. O dilema da educação e sua relação com a doutrina religiosa perpassa a história da educação brasileira. Sobre questões que se relacionam com a evolução das concepções pedagógicas no Brasil, assinale a afirmativa correta:

  • A Como uma das primeiras concepções pedagógicas brasileiras, destaca-se uma pedagogia que se caracterizava por uma visão essencialista do homem, sujeito compreendido como dotado de uma essência universal imutável.
  • B As concepções religiosas atreladas às ideias pedagógicas são importantes porque impedem a entrada de seitas e religiões que não colaboram com o processo formativo do cidadão.
  • C A Escola Nova é um movimento que inicia no final do século XIX e que propõe um outro modelo de ensino religioso católico nas escolas públicas.
  • D As reformas pombalinas da instrução pública endossavam o predomínio da educação religiosa e negavam a pedagogia do humanismo racionalista.
  • E A pedagogia do método intuitivo aparece em oposição à Escola Nova e representa um retorno aos ideais de educação religiosa, negando o conhecimento a partir da percepção sensível.
A educação da Reforma insere-se no grande movimento humanista do Renascimento – em sua vertente religiosa –, desencadeada a partir do cisma da Igreja Católica, ocorrido no século XVI. Baseadas nas escolas humanistas, a educação da reforma tem como eixo o ensino das línguas – as antigas e as vernáculas – de cada país, com forte acento na educação gramatical; afinal somente seu conhecimento e domínio permitem a leitura dos textos sagrados. As escolas deveriam ser organizadas em quatro áreas, EXCETO: 
  • A Línguas (latim, grego, hebraico, alemão), permitindo o acesso às Sagradas Escrituras;
  • B Obras literárias (pagãs e cristãs), para o ensino da gramática;
  • C Ciências da Matemática e suas tecnologias
  • D Ciências e artes;
  • E Jurisprudência e medicina

"Fundada para contrapor-se ao avanço da Reforma Protestante, foi trazida para o Brasil para desenvolver um trabalho educativo e missionário, com o objetivo de catequizar e instruir os índios e colaborar para que estes se tornem mais dóceis e, consequentemente, mais fáceis de serem aproveitados como mão de obra."  O excerto acima faz referência: 

  • A À Reforma Campos de Carvalho.
  • B À Reforma Pombalina.
  • C Ao Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova.
  • D À Companhia de Jesus.

Entre os objetivos estabelecidos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais de Ensino Religioso para a disciplina de Ensino Religioso destaca-se:

  • A O desenvolvimento do espírito cristão como forma de convívio social harmonioso.
  • B A eliminação do pluralismo religioso motivador de conflitos sociais e ideológicos.
  • C A valorização do pluralismo e diversidade cultural da sociedade brasileira.
  • D Catequização como estratégia de evangelização e formação ética dos futuros cidadãos.
  • E Harmonização das relações sociais através de princípios religiosos de diferentes crenças.