Questões de Terapia Ocupacional na Educação e Inclusão Escolar (Terapia Ocupacional)

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No texto “Terapia ocupacional e os processos socioeducacionais” (2001), em uma abordagem histórico-cultural, as autoras trazem Vygotsky e sua concepção filosófica materialista histórica. Suas teses sobre o pensamento e a linguagem estão baseadas no princípio da inter-relação entre:


  • A Vida psíquica, contexto social e condições concretas de inserção na cultura.
  • B Esfera biológica, desenvolvimento infantil e condições concretas de inserção na cultura.
  • C Contexto social, desenvolvimento infantil e esferas simbólicas do aprendizado.
  • D Vida psíquica, esferas simbólicas do aprendizado e desenvolvimento infantil.
  • E Esfera biológica, contexto social e condições concretas de inserção na cultura.

Sobre o desenvolvimento infantil, Vygotsky preconiza que:

  • A A cada novo “período estável”, a criança muda suas respostas, mas não as realiza de maneiras novas.
  • B É um processo biológico estável de acordo com os recursos sociogenéticos da criança.
  • C O desenvolvimento mental da criança será determinado só se forem revelados seus dois níveis: o real e o proximal.
  • D É um processo de acumulação lenta e gradual de mudanças isoladas.
  • E Em uma periodicidade linear, este ocorre numa intricada relação entre o biológico e o psíquico.

O acesso à educação é direito de todos, sem discriminação, em igualdade de oportunidades. Para isso, o Governo Federal criou, em 2013, o Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência - Viver sem Limite, que inclui acesso à educação, inclusão social, acessibilidade e atenção à saúde. Sobre o acesso à educação, analise as afirmações a seguir:
I - Ampliação do programa BPC (Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social), a criação de salas de recursos multifuncionais, promoção de acessibilidade nas escolas, formação de professores para o atendimento educacional especializado e aquisição de ônibus escolares acessíveis.
II - Prioridade na matrícula do PRONATEC (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego).
III - Instalação de núcleos de acessibilidade e oferta de cursos de Letras/Libras nas IFES (Instituições Federais de Ensino Superior).
IV - O Viver sem Limite garante que não sejam criadas turmas específicas para pessoas com deficiência e que não seja destinado quantitativo de vagas exclusivas para esse público no PRONATEC.
É correto o que se afirma em:

  • A II e IV, apenas.
  • B II e III, apenas.
  • C I e IV, apenas.
  • D I, II e III, apenas.
  • E I, II III e IV.

Partindo do princípio de que o atendimento de Terapia Ocupacional social é pioneiro em consonância com as diretrizes da política de assistência social, apresentam-se alguns pontos necessários para que se chegue ao eixo condutor da inclusão social da pessoa portadora de deficiência. São eles:

  • A Escolaridade, compaixão e autonomia.
  • B Condição socioeconômica e escolaridade.
  • C Direitos humanos, vivência das relações comunitárias e compaixão.
  • D Autonomia, independência, acessibilidade e direitos humanos.
  • E Equiparação de oportunidade e escolaridade.
Sobre a atuação do terapeuta ocupacional em contextos escolares, assinale a alternativa incorreta.
  • A na Atenção Básica atua na realização de ações de promoção de saúde no território, baseadas em análise de demandas predominantes
  • B reforça a prevenção de agravos à saúde por meio de atividades sócio-educativas junto aos educadores e educandos
  • C promove ações intersetoriais, interdisciplinares e com participação da comunidade, tendo como intuito: estimular o desenvolvimento de hábitos, comportamentos e atitudes voltadas à uma vida saudável e ao bem-estar social
  • D ocorre prioritariamente na confecção de dispositivos de tecnologia assistiva para aprimorar a participação social de educandos com dificuldades de aprendizagem diagnosticadas