Questões de Terapia Ocupacional nas Áreas de Traumato-Ortopedia, Reumatologia, Cardiopulmonar, Neurologia e Neonatologia (Terapia Ocupacional)

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A Integração Sensorial é uma abordagem amplamente utilizada na atenção à criança com transtornos do desenvolvimento neuropsicomotor. Sobre Integração Sensorial (IS) de A. Jean Ayres, assinale a alternativa correta. 
  • A É uma abordagem bastante utilizada em Terapia Ocupacional, restrita ao tratamento de TDAH
  • B Trata-se de uma prática em que se entende o conceito de integração sensorial como habilidade aprendida no desenvolvimento humano, a qual permite ao ser humano apenas interpretar algumas sensações e responder a estes estímulos
  • C As Falhas no Registro Sensorial, em que a criança parece não prestar atenção a estímulos relevantes do ambiente, nem sempre reagindo a dor, sons, cheiros ou estímulos visuais, são comumente observadas em crianças autistas e pouco tem relação com a gravidade do caso
  • D Os transtornos de modulação são caracterizados por tendência a gerar respostas pouco graduadas em relação à intensidade e natureza do estímulo recebido, resultando em padrões de hiperreação, hiporreação ou resposta flutuante. De modo que a criança pode apresentar padrões de comportamentos incompatíveis com a situação ou momento
  • E Na terapia de Integração Sensorial (IS), o ambiente não é determinante para a proposta da terapia. A estimulação da exploração ativa, de modo a promover estímulos táteis, vestibulares e proprioceptivos se dá somente pelo desenvolvimento de atividades lúdicas de interesse da criança
A espasticidade é uma condição que atinge uma parcela significativa de indivíduos que sofreram lesão no Sistema Nervoso Central (SNC). Sobre esta condição, assinale a alternativa correta.
  • A A espasticidade é o estado de fixação exagerada causada por hipotonia e cocontração excessiva
  • B Escala de Ashworth, é frequentemente utilizada para avaliar a espasticidade. Ao aplicá-la, devemos solicitar a movimentação ativa do paciente classificando de 0, apresentação de tônus sem alteração, a 5, rigidez
  • C Na espasticidade pode ser constatado o sinal de canivete, em que ao se realizar o estiramento passivo do músculo, observa-se uma resistência inicial grande que cessa bruscamente, como ao abrir um canivete
  • D A espasticidade nos membros superiores em indivíduos após AVC, predomina nos músculos extensores, com postura em adução e rotação interna do ombro, pronação do antebraço, extensão de punho e flexão dos dedos
  • E A espasticidade é evidenciada pelo grau de excitabilidade do fuso muscular que depende fundamentalmente da velocidade com que os movimentos são feitos. Portanto, os movimentos bruscos têm menor possibilidade de induzir a hipertonia espástica
Assinale a alternativa que melhor descreve a ação da Terapia Ocupacional no contexto da Geriatria e Gerontologia.
  • A A avaliação da pessoa idosa pelo terapeuta ocupacional deve ser multidimensional, visto que essa clientela apresenta múltiplos problemas interrelacionados que afetam a esfera física, psicoafetiva, cognitiva, social entre outras
  • B O aumento das condições crônicas nos idosos, não necessariamente influenciam na perda da capacidade funcional ou autonomia, não sendo necessário considerar este aspecto na prática da Terapia Ocupacional
  • C Nem todos os idosos podem se beneficiar do atendimento de Terapia Ocupacional, o terapeuta ocupacional atua principalmente junto a pacientes em fase pós cirúrgica ou diagnosticados com alguma condição incapacitante
  • D As atividades terapêutico ocupacionais, propostas para pacientes idosos, normalmente, são planejadas num continuum de maior complexidade para menor, em que se vai utilizar de estratégias coadjuvantes que preparam o cliente para o desempenho ocupacional
  • E Os objetivos da Terapia Ocupacional junto à população idosa são maximizar a independência e autonomia do cliente, avaliar e questionar o suporte familiar do idoso em questão, criar novos vínculos sociais que irão substituir os antigos, sem que haja a necessidade de aprimorar os já existentes
Dentro do campo de neonatologia, o terapeuta ocupacional atuará:
  • A somente na atenção às mães em situação de vulnerabilidade que apresentam gestação de risco ou bebês prematuros
  • B como organizador do espaço de trabalho, minimizando os excessos do ambiente ao trabalhar com recém-nascidos prematuros, com idade gestacional inferior a 34 semanas
  • C no desenvolvimento de ações para apoio aos pais, como realização de atividades em grupo e autoajuda basicamente
  • D na atenção ao recém-nascido, com 38 semanas gestacionais ou mais, de forma a garantir que ele dê continuidade ao seu processo de maturação fisiológica na uti neonatal
  • E na atenção ao prematuro promovendo atividades de apoio aos pais, aos familiares, manuseios terapêuticos e adequação dos estímulos do ambiente, somente quando o bebê tiver sinais de lesão neurológica

Assinale a alternativa correta sobre a intervenção de Terapia Ocupacional, junto à pessoa com lesão medular.

  • A O planejamento do treino de Atividades de Vida Diária independe do nível e tipo de lesão. De forma a focar apenas nos desejos do paciente no momento de selecionar as atividades a serem treinadas
  • B Os pacientes com lesão medular entre os níveis C4 e C5 não se beneficiam do uso de órteses préfabricadas, nem as modeladas no paciente com material termoplástico
  • C Em lesões em nível C4, pouco é relevante o encosto em cadeira de rodas e sempre é indicado o uso de cadeira de rodas motorizada
  • D Na intervenção do terapeuta ocupacional, o foco do trabalho se dá na realização de exercícios passivos, lentos e suaves, realizados no sentido de manter a amplitude de movimento e melhorar a funcionalidade de membros superiores dos indivíduos com lesão medular, apenas
  • E A intervenção de Terapia Ocupacional, considerando o nível de lesão, vai incluir mobilizações para relaxamento e alongamento de cervical, cintura escapular e membros superiores; fortalecimento de membros superiores; treino funcional e de equilíbrio de tronco; treino das Atividades de Vida Diária; elaborar, prescrever e treinar adaptações