Questões de Terraplenagem (Engenharia Civil)

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A terraplenagem é uma técnica composta pelo conjunto de operações que consiste em cortar e retirar o excesso de terra de um terreno, a fim de deixar a região nivelada para execução do projeto de edificação e/ou empreendimento. Nela existem algumas etapas básicas como: Limpeza da área, Escavação, Aterro e Compactação. Referente a definições prevista em norma, assinale a alternativa incorreta.
  • A Corpo do aterro: parte do aterro situada sobre o terreno natural até 0,60m abaixo da cota correspondente ao greide de terraplenagem
  • B Bota-fora: material de escavação de cortes, não aproveitado nos aterros, devido à sua má qualidade, ao seu volume ou à excessiva distância de transporte
  • C Compactação: operação por processo manual ou mecânico, destinada a reduzir o volume dos vazios de um solo ou outro material
  • D Corpo do aterro: parte do aterro situada sobre o terreno natural até 0,50m abaixo da cota correspondente ao greide de terraplenagem
  • E Faixa terraplenada: É a área compreendida entre as linhas “Offsets”, ou seja, que vai de crista a crista do corte

De acordo com a ISF-211 (DNIT), os volumes de terraplanagem de um projeto ferroviário deverão utilizar o método das seções médias.
Segundo esse método, em seções topográficas retangulares (seções “caixote”), com larguras constantes de 15 m e alturas de 10 m, 15 m e 12 m, respectivamente, medidas em três estacas consecutivas, o volume de terraplanagem entre esses pontos é de:

  • A 1950 m3 ;
  • B 2887,5 m3 ;
  • C 3900 m3 ;
  • D 5775 m3 ;
  • E 7800 m3 .

Imagem relacionada à questão do Questões Estratégicas


Considerando eventuais empréstimos ou bota-foras a uma distância média de transporte de 200 m, o diagrama de Brückner (ou diagrama de massas) representa um momento total de transporte de:

  • A 5,20 x 105 m3 dam;
  • B 9,20 x 105 m3 dam;
  • C 1,32 x 106 m3 dam;
  • D 1,54 x 106 m3 dam;
  • E 1,72 x 106 m3 dam.

Uma composição de custos, resumida e sem BDI, derivada do SICRO/DNIT para o serviço de concreto asfáltico – faixa C, considerando areia e brita comerciais, é descrita a seguir.
Item Custo por tonelada Mão de obra e equipamentos para lançamento e compactação de asfalto R$ 5,56 Mão de obra e equipamentos para usinagem do concreto asfáltico R$ 13,94 Areia média R$ 30,40 Brita 0 R$ 5,02 Brita 1 R$ 4,25 Cal hidratada (fíler) R$ 20,33 Óleo combustível para a usina R$ 28,51 Pedrisco R$ 9,75 Cimento asfáltico de petróleo R$ 167,54 Carga e descarga de materiais na usina R$ 1,43 Carga e descarga de materiais no lançamento da massa asfáltica R$ 4,25 Transporte de materiais para a usina R$ 12,90 Transporte de massa asfáltica para sua aplicação R$ 8,60 TOTAL R$ 312,48
Se fosse traçada uma curva ABC de uma obra que só possua esse serviço, e a partir da curva traçada fosse realizada uma análise dentre os itens apresentados, os insumos que estariam incluídos na Classe A dessa curva são:

  • A cimento asfáltico de petróleo, cal e brita 0;
  • B areia média, brita 1 e pedrisco;
  • C óleo combustível, areia média e pedrisco;
  • D cimento asfáltico de petróleo, óleo combustível e areia média;
  • E óleo combustível, cal e brita 0.

Durante medição de um serviço de terraplanagem em obra rodoviária, a equipe topográfica conseguiu medir a área de três seções transversais: 125 m2 , 250 m2 e 80 m2. Essas seções são consecutivas e fazem parte da medição por estaqueamento, com distanciamento de 20 m entre as estacas.
O volume total medido entre essas seções, segundo o cálculo dos volumes no ponto médio, é:

  • A 455 m3;
  • B 3525 m3;
  • C 7050 m3;
  • D 12050 m3;
  • E 14100 m3;