Questões de Tipografia (Design Gráfico)

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A tipografia tem tendências e segue os estilos de vida e as mudanças culturais, assim como os penteados, as roupas, a arquitetura ou a linguagem. Atualmente, existem milhares de fontes diferentes disponíveis e muitas sendo criadas. A maioria, no entanto, encaixa-se em uma destas seis categorias: estilo antigo; moderna; serifa grossa; sem serifa; manuscrita; e, decorativa. Há uma categoria de estilo que sempre tem serifas, com destaque para as letras minúsculas em que as serifas são angulosas. Outro detalhe deste estilo é a transição grosso-fino moderada, ou seja, não é muito contrastante; sua ênfase é diagonal. Observe o exemplo a seguir:

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As informações se referem à seguinte categoria: 
  • A Moderna.
  • B Decorativa.
  • C Manuscrita.
  • D Estilo antigo.
  • E Serifa grossa.
Dependendo do tipo de impressão que será realizada, pode ser necessário definir marcas de impressão para forçar a impressora a reproduzir com precisão os elementos e as cores do documento. O Illustrator disponibiliza diferentes tipos de marcas de impressão para serem utilizadas no trabalho artístico. Uma delas é representada na imagem: 
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Trata-se de marca de 
  • A cores.
  • B sangria.
  • C registro.
  • D aparagem.
  • E informações de página.
Há um consenso entre os profissionais de comunicação visual de que os layouts de fontes mais eficazes tiram vantagem de mais de uma possibilidade de contraste na tipografia. Em uma família tipográfica pode-se encontrar uma subdivisão em categorias. Grande parte das boas famílias tipográficas são compostas das variações extra bold; bold; regular; light; extralight e seus respectivos desenhos itálicos conforme mostra a imagem.
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Este contraste dentro de uma mesma família tipográfica denomina-se: 
  • A Peso.
  • B Forma. 
  • C Direção.
  • D Estrutura.
  • E Tamanho.
Na composição de textos com tipos móveis, as letras eram de metal ou madeira e então a própria materialidade dos tipos determinava uma distância mínima entre as letras. Com o advento da fotocomposição, esse limite foi superado, tornando possível a impressão de tipos sobrepostos. Atualmente, com a tipografia digital, os programas de editoração já possuem comandos de ajustes do espaço entre as letras, que devem ser considerados na composição do projeto de acordo com o alinhamento escolhido. O ajuste do espaço horizontal entre duas letras e o ajuste entre todos os caracteres de uma palavra ou texto que se faz simultaneamente denomina-se, respectivamente: 
  • A Orfãs e viúvas.
  • B Plicas e terminal.
  • C Kerning e tracking.
  • D Versais e versaletes.
  • E Ligatura e ascendente.

Leia o trecho a seguir, adaptado do livro “Pensar com tipos”, de Ellen Lupton.

Um sistema básico de classificação de tipos foi concebido no século 19, quando a indústria gráfica buscava identificar uma herança para seu próprio ofício análoga à da história da arte. [...] Desde então, historiadores e críticos da tipografia propuseram esquemas mais refinados que tentam capturar melhor a diversidade das formas das letras. Designers nos séculos 20 e 21 continuaram a criar novos tipos de letra com base em características históricas.

Adaptado de: LUPTON, Ellen. Pensar com tipos: guia para designers, escritores editores e estudantes. São Paulo: Olhares, 2021.

Sobre classificação dos tipos, é CORRETO afirmar:

  • A As letras humanistas estão intimamente ligadas a traços menos orgânicas.
  • B Os três grupos principais - Humanista, Transicional e Moderno - correspondem aos períodos da Trovadorismo, Arte Bizantina e Iluminismo, respectivamente.
  • C Tipos e modernos têm curvas e angulações que lembram os movimentos das mãos.
  • D Tipos transicionais são representados por letras mais abstratas.