Questões de Tipologia das Organizações (Marketing)

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A empresa química X produz componentes utilizados por outras empresas para produção de bens tão diferenciados quanto cosméticos, remédios ou pesticidas. Assim, diversas empresas compram os produtos da X para fabricar outros produtos que são vendidos com lucro a terceiros.

Nesse caso, trata-se do mercado de clientes denominado mercado

  • A geral
  • B restrito
  • C garantido
  • D consumidor
  • E organizacional

A fonte de informações inicial para a elaboração de uma estratégia de gestão da marca e posicionamento de um banco é:

  • A a estratégia de Marketing;
  • B a estratégia de Relações Públicas;
  • C o Plano de Comunicação Integrado;
  • D a visão, a missão e os valores da organização;
  • E o Demonstrativo de Resultados do Exercício.

As empresas atuam em um ambiente de forças e tendências que geram oportunidades e impõem ameaças.
Um elemento que se destaca nesse cenário de atuação organizacional é a crescente

  • A diminuição da população mundial
  • B estratégia de foco na produção
  • C formação de alianças empresariais
  • D preferência por mercados de massa
  • E restrição à presença de multinacionais

Uma ação possível de marketing é a divisão dos consumidores em tipologias. Para agrupar o consumidor segundo sua tipologia, deve-se

  • A admitir como princípio a repetição dos fenômenos de consumo em condições variadas.
  • B manter um número pequeno de divisões para alcançar maior probabilidade de generalização estatisticamente relevante.
  • C levar em conta o critério de regularidade, que aceita o pressuposto de que a variabilidade entre os fenômenos é estatisticamente significante.
  • D levar em conta aspectos cognitivos, emocionais e relacionados a atitudes, modos de compra e estilos de vida.

Com a popularização do computador e da internet, surgiu o marketing eletrônico, que levou o consumidor ao consumo virtual. Nesse tipo de consumo,

  • A o processo em etapas não segue o mesmo padrão do mundo físico, pois nem todos os consumidores realizam a compra pela internet.
  • B o modelo de tipologias na internet não difere do padrão de raciocínio da divisão em grupos no mundo físico.
  • C a interação entre consumidores de um segmento não deve ser estimulada, pois prejudica a venda devido às críticas de outros usuários.
  • D o modelo econômico não é otimizado pela internet pela ausência de um vendedor que forneça informações sobre o produto.