Questões de Tipos (corretiva, preventiva, preditiva e detectiva) (Engenharia Mecânica)

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Na implantação de um processo de manutenção preditiva em ventiladores industriais, operando em ambiente com temperatura elevada e que contém gases e vapores em sua atmosfera, o conjunto de características consideradas do lubrificante empregado nos rolamentos do rotor é:

  • A viscosidade cinemática, temperatura de trabalho e teor de alcalinidade.
  • B viscosidade dinâmica, temperatura de trabalho, densidade e plasticidade.
  • C ponto de fulgor, temperatura de trabalho e ponto de combustão ou inflamação.
  • D resistência química aos gases e vapores e ponto de fulgor.
  • E temperatura de trabalho e viscosidade cinemática.

Manutenção preventiva é toda a ação sistemática de controle e monitoramento de equipamentos que tem como objetivo

  • A revelar a necessidade de modernização de todos os equipamentos em uso.
  • B aumentar a confiabilidade e levar os equipamentos a operarem sempre corretamente.
  • C evidenciar que os equipamentos antigos são obsoletos e trazem prejuízo.
  • D manter o departamento de serviços gerais atuante e com muito trabalho.
  • E fomentar a ideia de que tudo o que é antigo é melhor e dura mais.

Segundo a ABNT NBR 5462:1994, a manutenção efetuada em intervalos predeterminados, ou de acordo com critérios prescritos, destinada a reduzir a probabilidade de falha ou a degradação do funcionamento de um item é a manutenção

  • A corretiva.
  • B preventiva.
  • C preditiva.
  • D detectiva.
  • E controlada.

Considerando os tipos de manutenção de elevador, é correto afirmar que:

  • A a manutenção preventiva significa fazer manutenção quando a máquina estiver parada.
  • B a manutenção preventiva tem como finalidade antecipar ações para manter a máquina em operação.
  • C a manutenção preventiva tem como finalidade reparar defeito dos equipamentos que operam em regime contínuo.
  • D a troca de óleo de uma máquina, considerando o tempo de operação, é um serviço de manutenção corretiva.
  • E o desmonte completo de uma máquina só ocorre na manutenção corretiva.

"A estrutura física e lógica do PCM é influenciada diretamente pelo tamanho da empresa, pela área de atuação da manutenção e pela quantidade de ativos à disposição da manutenção. Não existe uma norma definida para padronizar a estrutura de PCM de uma empresa, geralmente essa estrutura é definida de acordo com a demanda e com padrões internos definidos pela empresa." Extraído do site: www.engeteles.com.br/pcm-descomplicado/
Sobre o PCM - Planejamento e Controle de Manutenção, pode-se dizer que NÃO condiz com tal atividade:

  • A garantir e elevar a confiabilidade e disponibilidade dos ativos, garantindo a produtividade de todos os recursos da manutenção.
  • B controlar a documentação Técnica da Manutenção e coordenar o programa de Análise de Falhas.
  • C responsabilizar-se pelos projetos de manutenibilidade da manutenção e controlar os Padrões e Procedimentos de Trabalho da Manutenção.
  • D definir as melhores estratégias para alocar os principais recursos do setor de manutenção, que são: mão de obra, tempo e dinheiro.
  • E ser indiferente aos procedimentos de segurança para realização das atividades e à descrição detalhada dos planos de manutenção.