Questões de Tipos de Documentos (Redação Oficial)

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Quanto à grafia de local e data do documento no Padrão Ofício, é CORRETO afirmar que:

  • A É utilizada a sigla da unidade da federação depois do nome da cidade.
  • B É utilizado zero à esquerda do número que indica o dia do mês.
  • C O nome do mês deve ser escrito com inicial maiúscula.
  • D O texto da data deve ser alinhado à margem direita da página.

O fecho das comunicações objetiva saudar o destinatário. Em relação a essa utilização em comunicações oficiais, é CORRETO afirmar que:

  • A Utiliza-se “respeitosamente” para autoridades de hierarquia superior a do remetente.
  • B Utiliza-se “atenciosamente” para autoridades de hierarquia superior a do remetente.
  • C Utiliza-se “respeitosamente” para autoridades de hierarquia inferior a do remetente.
  • D Utiliza-se “atenciosamente” em qualquer caso, independentemente de hierarquias.

Leia a seguinte definição de documento oficial.
    Instrumento de comunicação oficial entre os Chefes dos Poderes Públicos, notadamente enviada pelo Chefe do Poder Executivo ao Poder Legislativo para informar sobre fato da administração pública; para expor o plano de governo por ocasião da abertura de sessão legislativa; para submeter ao Congresso Nacional matérias que dependem de deliberação de suas Casas; para apresentar veto; enfim, fazer comunicações do que seja de interesse dos Poderes Públicos e da Nação.
(BRASIL, Manual de Redação da Presidência da República, 2018. Adaptado)
Trata-se de

  • A memorando.
  • B declaração.
  • C ofício.
  • D e-mail.
  • E mensagem.

De acordo com o Manual de Redação da Presidência da República, assinale a opção correta quanto ao uso do correio eletrônico (email) como comunicação oficial.

  • A Devido ao seu amplo uso, a abreviação Att. é admitida como fecho oficial de um email profissional.
  • B Fundo ou papéis de parede eletrônicos podem ser utilizados, desde que apropriados para mensagens profissionais.
  • C É indispensável o uso de imagem das Armas da República Federativa do Brasil no corpo do email.
  • D Antes de enviar um anexo, é preciso avaliar se ele é realmente indispensável e se seria possível colocá-lo no corpo do email.

Quanto à comunicação e à redação de documentos oficiais, julgue o item.

Por serem comunicações oficiais, os correios eletrônicos redigidos em âmbito institucional devem conter os mesmos elementos obrigatórios presentes no padrão ofício, como é o caso da indicação, no corpo do e-mail, da data e do local de proveniência da correspondência, ainda que o próprio sistema apresente tais informações ao destinatário. 

  • Certo
  • Errado