Questões de Tipos de Processos (Modelagem de Processos de Negócio (BPM))

Limpar Busca

Assinale a alternativa que apresenta, de acordo com o CBOK V3.0, um tipo de processo que é tipicamente interfuncional ponta a ponta (e até interorganizacional ponta a ponta) que agrega valor diretamente para o cliente. Tais processos são frequentemente referenciados como processos essenciais ou finalísticos, pois representam as atividades essenciais que uma organização executa para cumprir sua missão. Esses processos constroem a percepção de valor pelo cliente por estarem diretamente relacionados à experiência de consumo do produto ou serviço. Indique-os.

  • A Processos Primários
  • B Processos Essenciais
  • C Processos Organizacionais
  • D Processos Organizacionais Secundários
  • E Processos Operacionais Essenciais

Acerca da gestão de processos, julgue o item. 


Os processos de gerenciamento são utilizados com o propósito de medir, monitorar e controlar atividades e de administrar o presente e o futuro do negócio. 

  • Certo
  • Errado

No que se refere à gestão de projetos, gestão de processos e administração financeira, julgue o item seguinte.


Em uma organização que atue no ramo de inovação, os processos de tecnologia da informação, considerados estratégicos para o sucesso organizacional, devem ser classificados como processos de apoio, pelo fato de promoverem rotineiramente suporte na organização.

  • Certo
  • Errado

Acerca da gestão de processos, julgue o item.


Entre as categorias de processos, podem ser citados os gerenciais, os finalísticos e os operacionais.

  • Certo
  • Errado

Macroprocesso é

  • A uma sequência de atividades logicamente relacionadas e que acrescentam valor a uma entrada, produzindo uma saída para um cliente.
  • B a ação que faz parte de um processo ou subprocesso com um objetivo bem específico dentro da organização.
  • C um processo que geralmente envolve várias funções na organização, possuindo um impacto significativo em seu funcionamento.
  • D um processo que, interligado a um subprocesso, tem como saída um objetivo que ajuda as organizações a realizar sua missão.
  • E a menor parte de uma atividade.