Questões de Trabalho e Serviço Social (Serviço Social)

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A vertente hoje hegemônica no Serviço Social concebe a profissão como uma especialidade do trabalho coletivo, tendo como objeto de intervenção as manifestações da “questão social”.
Na trilha desse raciocínio, a “questão social” é:

  • A expressa nos problemas sociais dos pobres na sociedade tardo-burguesa;
  • B o impedimento de parcelas da população mundial de serem iguais na sociedade de classes;
  • C a expressão resultante das relações entre os homens nas esferas da estrutura e da superestrutura capitalista;
  • D constitutiva do desenvolvimento do capitalismo;
  • E o conjunto das desigualdades econômicas da sociedade contemporânea.

A atual crise estrutural do capital tem contribuído para recriar a violência e o medo social, favorecendo a reprodução do moralismo punitivo.
A moralização das expressões da questão social é uma manifestação típica do:

  • A niilismo;
  • B idealismo;
  • C hedonismo;
  • D conservadorismo;
  • E irracionalismo.

Na análise de Iamamoto (2021), a orientação histórico-crítica do Serviço Social brasileiro vem permitindo inúmeras conquistas coletivas, dentre as quais podem ser citadas:
I. a construção e a divulgação de uma imagem do Serviço Social vinculada aos direitos;
II. o desenvolvimento de estudos sobre a formação social e histórica do Brasil e suas incidências no Serviço Social;
III. a ampliação de atribuições e competências do assistente social para além da execução de políticas públicas.
Está correto o que se afirma em:

  • A somente I;
  • B somente II;
  • C somente I e II;
  • D somente II e III;
  • E I, II e III.

Segundo Fávero (2020: p.45), “A elaboração de um estudo social e seu registro qualificado exige a inserção do objeto sobre o qual incide o trabalho profissional, na totalidade social que o produz e o explica.”  
Nesse sentido, o estudo social é

  • A uma técnica de intervenção obrigatória ao/à Assistente Social que permite desvelar aspectos encobertos na apresentação de uma demanda.
  • B um instrumento construído com base no conhecimento da realidade social, política, econômica e cultural e sua incidência na vida dos sujeitos.
  • C uma pesquisa aprofundada sobre temas superficialmente referidos em entrevistas com usuários/as e seus familiares.  
  • D um recurso metodológico que permite maior rigor e assertividade na produção de evidências pelos profissionais.  
  • E uma forma de individualizar as questões sociais que afetam os/as usuários/as e praticar a celeridade nos processos.  

O Ministério Público do Trabalho, em parceria com a Organização Internacional do Trabalho, publicou, em 2017, a cartilha intitulada: “Assédio Sexual: Perguntas e Respostas”.
Nela, os autores caracterizam o assédio sexual no ambiente de trabalho da seguinte forma: 
• É conduta de natureza sexual, manifestada fisicamente, por palavras, gestos ou outros meios, propostas ou impostas a pessoas contra sua vontade, causando-lhe constrangimento e violando a sua liberdade sexual, podendo ser praticado com ou sem superioridade hierárquica. • Viola a dignidade da pessoa humana e os direitos fundamentais da vítima, tais como a liberdade, a intimidade, a vida privada, a honra, a igualdade de tratamento, o valor social do trabalho e o direito ao meio ambiente de trabalho sadio e seguro. De cunho opressivo e discriminatório constitui violação a Direitos Humanos.
Em relação ao tema, é correto afirmar que o assédio sexual no ambiente de trabalho

  • A acontece após a concordância tácita entre as pessoas envolvidas. 
  • B não constitui violação aos Direitos Humanos de pessoas adultas. 
  • C por chantagem é o que ocorre quando há a exigência de uma conduta sexual, sem a exigência de benefícios e não provoca prejuízos na relação de trabalho. 
  • D é o que ocorre quando há provocações sexuais inoportunas, caracterizadas pela insistência e pela impertinência, e que se manifesta por meio de relações de poder ou de força. 
  • E só acontece quando existe superioridade hierárquica entre os envolvidos.