Questões de Transporte Público (Engenharia de Transportes e Trânsito)

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Com relação ao transporte público e à inclusão social, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) Para estimular o combate à desigualdade social, deve-se viabilizar a autonomia do transporte particular para as populações de baixa renda, de forma preferencial aos sistemas de transporte público em virtude de suas condições precárias.

( ) Apesar do acesso ao transporte ser objeto de diversas políticas públicas, ainda se busca sua inclusão como um dos direitos sociais no Art. 6º da Constituição Federal de 1988.

( ) O vale-transporte é um instrumento eficiente na promoção da mobilidade urbana, por viabilizar o acesso ao transporte público para trabalhadores informais

As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,

  • A F – F – F.
  • B V – F – F.
  • C F – V – F.
  • D V – F – V.
  • E F – V – V.

O anuário estatístico de transporte, emitido pelo Ministério de Infraestrutura, possui uma seção de Meio Ambiente, que traz algumas informações comparativas do setor de transportes com outros setores produtivos e de serviços, como o agropecuário, comercial, industrial, energético, residencial e público. Tomando como referência os anos de 2019 e 2020, a participação do setor de transportes no consumo de energia (106 tep) e nas emissões de dióxido de carbono (mil t. CO2), em relação ao total do Brasil, são, respectivamente, de cerca de

  • A 15% e 40%.
  • B 25% e 80%.
  • C 33% e 58%
  • D 52% e 45%.
  • E 61% e 54%.

A política tarifária para os serviços de transporte público pode prever a existência de receitas extratarifárias, com o objetivo de complementar as receitas obtidas com o sistema.


As opções a seguir apresentam exemplos de receitas extratarifárias, à exceção de uma. Assinale-a.

  • A Receitas oriundas de parcerias com bancos ou outros agentes financeiros.
  • B Venda de produtos e serviços por meio da infraestrutura de transporte.
  • C Subsídios oferecidos pelo poder concedente.
  • D Propagandas no interior dos veículos ou em terminais de embarque/desembarque.
  • E Rendimentos financeiros oriundos da venda antecipada de passagens.

Uma das características importantes do transporte é a necessidade de estar disponível no local e instante específicos em que é demandado, para evitar grandes perdas sociais e/ou econômicas.

A essa característica dá-se o nome de

  • A indispensabilidade.
  • B perecibilidade.
  • C complexidade.
  • D acessibilidade.
  • E economicidade.

Em relação à divisão do montante total de investimento público federal no setor do transporte entre cada um dos diferentes modais, é correto afirmar que, de 2010 a 2020, houve

  • A redução no modal rodoviário, com aumento nos modais ferroviário, aquaviário e aeroviário.
  • B redução nos modais rodoviário e aquaviário, com aumento nos modais ferroviário e aeroviário.
  • C redução nos modais rodoviário e ferroviário, com aumento nos modais aquaviário e aeroviário.
  • D aumento nos modais rodoviário e aquaviário, com redução nos modais aeroviário e ferroviário.
  • E aumento nos modais rodoviário e aeroviário, com redução nos modais aquaviário e ferroviário.