Questões de Transtornos do Neurodesenvolvimento (Psicologia)

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Segundo o CID-11, o transtorno caracterizado por déficits persistentes na capacidade de iniciar e manter interação social recíproca e comunicação social, e por uma gama de padrões restritos, repetitivos e inflexíveis de comportamento, interesses ou atividades que são claramente atípicos ou excessivos para a idade e o contexto sociocultural do indivíduo é:

  • A psicose esquizofrênica;
  • B personalidade esquizotípica;
  • C transtorno de espectro autista;
  • D transtorno distímico;
  • E transtorno boderline.

O autismo vem despertando cada vez mais interesse na comunidade científica em razão do aumento de sua incidência nas últimas décadas. Alguns autores cogitam uma “epidemia” de autismo, enquanto outros justificam o aumento do número de casos como consequência da ampliação dos critérios diagnósticos e da disseminação da informação a seu respeito no mundo.
Atualmente, a principal mudança diagnóstica sobre o autismo realizada com a publicação da quinta edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5) foi

  • A a incorporação da noção de autismo enquanto espectro.
  • B a redução do diagnóstico de TDAH como contraponto à ampliação do autismo.
  • C a inclusão no item relacionado às “esquizofrenias de tipo Infantil”.
  • D a adoção das terminologias “autismo infantil” e “autismo atípico”.
  • E a confirmação por meio de testes e exames dos sinais de autismo antes dos dois anos de idade.

O autismo se caracteriza pela presença de um desenvolvimento acentuadamente prejudicado na interação social e comunicação, além de um repertório restrito de atividades e interesses. De acordo com o DSM-V, existem especificadores de gravidade que podem ser usados para descrever, de maneira sucinta, a sintomatologia atual, com o reconhecimento de que a gravidade pode variar de acordo com o contexto ou oscilar com o tempo. Com base nesses especificadores, correlacione as colunas 1 e 2:
Coluna 1
(1)Nível 1
(2)Nível 2
(3)Nível 3
Coluna 2 
(__)Uma pessoa que fala frases simples, cuja interação se limita a interesses especiais reduzidos.
(__)Falhas na conversação com os outros, com tentativas de fazer amizades comumente malsucedidas. (__)Tem abordagens incomuns apenas para satisfazer a necessidades.
(__)Problemas para organização e planejamento são obstáculos à independência.
(__)Outros comportamentos restritos/repetitivos aparecem com frequência suficiente para serem óbvios ao observador casual.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA.

  • A 1, 2, 2, 3, 1.
  • B 1, 1, 3, 3, 2.
  • C 1, 2, 2, 2, 3.
  • D 3, 3, 1, 2, 3.
  • E 2, 1, 3, 1, 2.

Para desenvolver seu trabalho com eficiência e sensibilidade, um cuidador precisa conhecer as características dos principais transtornos mentais com os quais ele pode lidar em ambiente escolar.

Relacione os seguintes transtornos a suas respectivas descrições.


1. Esquizofrenia

2. Depressão

3. Autismo


( ) Transtorno invasivo de desenvolvimento, que ocorre geralmente na infância, e afeta a capacidade cognitiva, o comportamento, a comunicação e a linguagem.

( ) Transtorno caracterizado por tristeza, perda de interesse, apresentando sentimento de culpa, baixa autoestima, cansaço e falta de concentração.

( ) Transtorno definido por distorções na percepção, no pensamento, no comportamento e na linguagem, que podem se apresentar na forma de alucinações e delírios.


Assinale a opção que mostra a relação correta, na ordem apresentada.

  • A 1, 2 e 3.
  • B 1, 3 e 2.
  • C 2, 3 e 1.
  • D 2, 1 e 3.
  • E 3, 2 e 1.
INSTRUÇÃO: Analise o excerto a seguir para responder à questão.

Síndrome comportamental de disfunção neurológica, caracterizada por comprometimento das interações sociais recíprocas, comprometimento da comunicação verbal e não verbal, empobrecimento ou diminuição da atividade imaginativa e um repertório de atividades e de interesses notadamente restrito para a idade.
Fonte: American Psychiatric Association. Dicionário de psicologia. 1. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.

Assinale a alternativa que define o excerto acima.
  • A Depressão.
  • B Síndrome do esforço.
  • C Parafasia literal.
  • D Autismo.
  • E Balismo.