Questões de Transtornos Neurocognitivos (Psicologia)

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O autismo vem despertando cada vez mais interesse na comunidade científica em razão do aumento de sua incidência nas últimas décadas. Alguns autores cogitam uma “epidemia” de autismo, enquanto outros justificam o aumento do número de casos como consequência da ampliação dos critérios diagnósticos e da disseminação da informação a seu respeito no mundo.
Atualmente, a principal mudança diagnóstica sobre o autismo realizada com a publicação da quinta edição do Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5) foi

  • A a incorporação da noção de autismo enquanto espectro.
  • B a redução do diagnóstico de TDAH como contraponto à ampliação do autismo.
  • C a inclusão no item relacionado às “esquizofrenias de tipo Infantil”.
  • D a adoção das terminologias “autismo infantil” e “autismo atípico”.
  • E a confirmação por meio de testes e exames dos sinais de autismo antes dos dois anos de idade.
Os transtornos neurocognitivos são aqueles que surgem a partir do envelhecimento, especificamente a partir dos 50 anos, embora mais raros nessa faixa etária, e mais prevalentes após os 65 anos. Sobre os transtornos neurocognitivos, assinale afirmativa correta.
  • A A lentificação das respostas motoras, da fala, dos movimentos voluntários e de responder a tarefas básicas consiste no declínio significativo da função de atenção.
  • B O prejuízo no domínio da cognição social implica em dificuldade de reconhecer emoções positivas e negativas nos rostos, de inferir estados mentais e de interagir de forma agradável com outras pessoas.
  • C A dificuldade em reconhecer padrões espaciais com perspectiva, a falha em desenhar ou copiar figuras, em dirigir veículos de forma orientada no espaço evidenciam prejuízo da capacidade de julgamento.
  • D O comprometimento da evocação de eventos recentes, a repetição de conteúdos em conversas, a não realização de atividades ou a dificuldade de manter a regularidade de atividades revelam prejuízo das funções executivas.
  • E A dificuldade de reconhecer padrões espaciais com perspectiva, a falha em desenhar ou copiar figuras, em dirigir veículos de forma orientada no espaço e o não reconhecimento de cores e faces explicitam prejuízo semântico e motor da linguagem.
Embora haja pequenas divergências entre os manuais de classificação diagnóstica, a CID geralmente recomenda pelo menos dois domínios comprometidos para o diagnóstico de casos como o de Joana. Considerando isso, o diagnóstico provável é:
  • A Síndrome demencial.
  • B Doença de Alzheimer.
  • C Doença cerebrovascular.
  • D Transtorno neurocognitivo maior.
  • E Degeneração lobar frontotemporal.
O transtorno do espectro do autismo (TEA) é uma síndrome do neurodesenvolvimento heterogênea sem etiologia patológica ou neurobiológica unificada, caracterizada por dificuldades na interação social, problemas de comunicação e tendência a se envolver em comportamentos repetitivos. Analise as afirmativas a seguir.
I. A arteterapia é uma forma de expressão que abre as portas para a comunicação sem interação verbal. II. A arteterapia oferece aos terapeutas a oportunidade de interagir individualmente com indivíduos com autismo e fazer conexões amplas de maneira mais confortável e eficaz. III. Portanto, encorajar crianças com TEA a expressar sua experiência usando expressões não verbais é desnecessário para seu desenvolvimento.

Assinale a alternativa correta.
  • A As afirmativas I, II e III estão corretas
  • B Apenas as afirmativas I e III estão corretas
  • C Apenas as afirmativas II e III estão corretas
  • D Apenas as afirmativas I e II estão corretas

Problemas comportamentais, psicológicos, sociais e de aprendizagem são os principais motivos de crianças serem encaminhadas aos profissionais em busca de tratamento ou uma resposta para o que está acontecendo. Atualmente, um dos diagnósticos mais recorrentes em crianças até 12 anos de idade é de Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade - TDAH.
A respeito do TDAH é CORRETO afirmar que:

  • A Para o diagnóstico, não é necessário um exame físico completo, mas a história clínica, atual e pregressa da criança deve ser amplamente avaliada, principalmente com os pais e professores.
  • B Investigações quanto à origem do TDAH focam o envolvimento do sistema nervoso central, fatores genéticos e fatores ambientais.
  • C O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade - TDAH é uma desordem neurocognitiva caracterizada por dificuldade em privilegiar um foco e sustentá-lo com nível suficiente de atenção, modular níveis de atividade cognitiva e, em alguns casos, controlar comportamentos impulsivos.
  • D O tratamento do TDAH deve ser focado na extinção dos sintomas, na educação em classe, na melhoria do relacionamento interpessoal e na transição para a adolescência.