Questões de Tratados Internacionais de Tecnologia (Tratados Internacionais)

Limpar Busca

Considere as assertivas a seguir acerca da pesquisa e do desenvolvimento experimental:


I-A construção e o teste de um protótipo, se seu objetivo principal é a realização de novos melhoramentos, são classificados como P&D.

II-Um protótipo é um modelo original (ou uma situação de teste) que inclui todas as características técnicas e as funções do novo produto ou processo.

III-A pesquisa e o desenvolvimento experimental (P&D) compreendem o trabalho criativo, realizado de forma sistemática, com o objetivo de aumentar o estoque de conhecimentos, incluindo os conhecimentos do homem, da cultura e da sociedade, e o uso desse estoque de conhecimentos para antever novas aplicações.

IV-O desenvolvimento de softwares é classificado como P&D e envolve a realização de avanços científicos e tecnológicos e/ou a resolução de incertezas científicas e tecnológicas em uma base sistemática.


Segundo o Manual de Oslo, das assertivas apresentadas:

  • A Apenas as assertivas I, II e III estão corretas.
  • B Apenas as assertivas I, III e IV estão corretas.
  • C Apenas as assertivas II e IV estão corretas.
  • D Todas as assertivas estão corretas.

Segundo o Manual de Oslo, a preparação para as inovações de marketing compreende as atividades relacionadas ao desenvolvimento e à implementação de novos métodos de marketing não utilizados anteriormente pela empresa. Incluem-se neste tipo de inovação:


I-O desenvolvimento e o planejamento de novos métodos de marketing bem como o trabalho envolvido na sua implementação.

II-As atividades voltadas para o desenvolvimento e a implementação de novos métodos de marketing.

III-As despesas com o uso desses métodos no cotidiano dos negócios (como os gastos com a veiculação de anúncios, eventos de marketing ou patrocínios no decorrer de um método de marketing recentemente introduzido).

IV- A concepção ou a embalagem de um produto, os métodos de formação de preços, o posicionamento do produto e a promoção do produto.


Das assertivas apresentadas:

  • A Apenas as assertivas I, II e III estão corretas.
  • B Apenas as assertivas I, II, IV estão corretas.
  • C Apenas as assertivas II, III e IV estão corretas.
  • D Todas as assertivas estão corretas.

O Manual de Oslo cita que Joseph Schumpeter propôs uma lista de cinco tipos de inovação, dentre elas:


I- Criação de novas estruturas de mercado em uma indústria.

II-Introdução de novos métodos de produção.

III-Abertura de novos mercados.

IV-Introdução de novas estruturas organizacionais.

V-Desenvolvimento de novas fontes provedoras de matérias-primas e outros Insumos.


Das assertivas apresentadas:

  • A Apenas as assertivas I, II, III e V estão corretas.
  • B Apenas as assertivas I, II e IV estão corretas.
  • C Apenas as assertivas II, III, IV e V estão corretas.
  • D Todas as assertivas estão corretas.

Segundo o manual de Oslo, a preparação para as inovações organizacionais inclui:


I-O desenvolvimento e o planejamento de novos métodos organizacionais e o trabalho envolvido na sua implementação.

II-A aquisição de outros conhecimentos externos e de máquinas, equipamentos e outros bens de capital.

III-As atividades de design para o desenvolvimento e a implementação das inovações de produto.

IV-As atividades de treinamento especificamente relacionadas às inovações organizacionais.


Das assertivas apresentadas:

  • A Apenas as assertivas I, II e III estão corretas.
  • B Apenas as assertivas I, II, IV estão corretas.
  • C Apenas as assertivas III e IV estão corretas.
  • D Todas as assertivas estão corretas.

Sobre inovações em marketing, considere as assertivas abaixo apresentadas como exemplo pelo Manual de Oslo:


I-A implementação de uma concepção fundamentalmente nova para frascos de loção para o corpo visando dar ao produto uma aparência exclusiva.

II-A introdução de um símbolo de marca fundamentalmente novo visando posicionar o produto da empresa em um novo mercado.

III-O uso pela primeira vez de ofertas especiais reservadas, acessíveis apenas aos possuidores de cartão de crédito da loja ou cartão de recompensas.

IV- Implementação de uma mudança significativa na concepção de uma linha de móveis para dar-lhe nova aparência e ampliar seu apelo.

V- Introdução pela primeira vez de licenciamento de produtos.


Segundo o Manual de Oslo, das assertivas apresentadas:

  • A Apenas as assertivas I, II e III estão corretas.
  • B Apenas as assertivas I, II, III e IV estão corretas.
  • C Apenas as assertivas II, IV e V estão corretas.
  • D Todas as assertivas estão corretas.